SSP realiza segundo simulado operacional para Copa do Mundo de 2014

Em Destaque
Por -
0


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizou, nesta quinta-feira, dia 26 de abril, a segunda etapa do treinamento simulado de segurança com foco na Copa do Mundo de 2014. O saldo da operação foi positivo, conforme explica o coordenador da Comissão Temporária de Segurança para Grandes Eventos, coronel Dan Câmara.



"Essas duas experiências que já tivemos foram muito valiosas e nos permitiram identificar algumas coisas que precisaremos fazer, do ponto de vista operacional", disse Câmara, referindo-se à necessidade de instalação de heliportos na região portuária do Centro e na zona leste, que facilitarão o deslocamento das equipes de atendimento emergencial.



"No caso dos heliportos, nós vamos começar as conversas nesse sentido para definir essas áreas", afirmou Câmara. Ele adiantou que o planejamento para a Copa do Mundo também está contemplando a aquisição de equipamentos e armas especiais para atender ocorrências como atentados terroristas com artefatos explosivos. O kit padrão utilizado nesses casos é composto por equipamentos de raio-X, trajes de desfragmentação (usados por policiais) e um robô para desmanche de bombas.




"Há negociação com o Governo Federal para adquirirmos um kit completo para atender esses tipos de ocorrência e o Governo do Estadual também está avaliando. Já possuímos homens qualificados para trabalhar com esse tipo de situação e temos o raio-X. Também temos equipamentos como o canhão desruptor (emite jatos de água que desmancham o artefato). Até aqui, essa estrutura é eficiente para atender ocorrências com bombas, mas estamos falando de um evento de grande porte", frisou.



Novos simulados – O novo treinamento simulado de segurança preparatório para a Copa do Mundo ocorrerá no mês de maio, com a coordenação do Corpo de Bombeiros, e em junho, durante o Festival Folclórico de Parintins, com o envolvimento de órgãos de segurança estaduais e federais.




Simulação – Sob a liderança da Polícia Civil, o segundo simulado avaliou a resposta das forças de segurança pública para ocorrências com grande aglomeração de pessoas. A ocorrência foi desencadeada no Porto Privatizado de Manaus com uma briga dentro de um barco de recreio, resultando em dois feridos e dois mortos por arma de fogo. As vítimas foram removidas por ambulâncias do Samu e pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar para os hospitais João Lucio e 28 de Agosto.



Simultaneamente, um evento esportivo estava sendo realizado na Arena Amadeu Teixeira, para onde o suspeito teria fugido. As informações são obtidas pela Policia Civil com apoio das câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e do Porto Privatizado. Horas depois o acusado é preso por suspeita de homicídio.

FOTOS: ROBERTO CARLOS/AGECOM


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)