Barco PAI realiza atendimentos em seis municípios da calha do Purus atingidos pela enchente

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas, por meio do Barco PAI (Pronto Atendimento Itinerante), coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), irá realizar mais de 100 mil atendimentos nos seis municípios da calha do rio Purus (Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Pauini, Tapauá e Beruri), uma das regiões mais afetadas pela enchente deste ano. A ação segue determinação do governador Omar Aziz de que a região seja atendida emergencialmente.


O primeiro município atendido foi Boca do Acre, que recebeu o "Puxirum II". Na cidade, distante 1.028 quilômetros de Manaus, os serviços de documentação foram os mais procurados. "Por conta da alagação que afetou os moradores de Boca do Acre, muitas pessoas perderam RG, certidão de nascimento, CPF, carteira de trabalho. Desta maneira, a expedição de documentos foi o serviço mais requisitado", explicou o coordenador geral do PAI, Klinger Oliveira.

O coordenador informou que o barco atracou na cidade no dia 16 de abril e somente na primeira semana prestou 6.585 atendimentos, sendo expedidas pelo menos 80 carteiras de identidade por dia.


Reinaldo Furtado, de 47 anos, trabalha como agricultor familiar e tem sofrido com alergias provenientes das picadas de insetos. O produtor rural, que mora na comunidade Getúlio Vargas, foi ao barco em busca de tratamento médico para a doença e após a consulta demonstrou satisfação com a equipe que o atendeu. "Fiquei feliz porque o atendimento foi muito bom. Só estou atrás da minha saúde e como eu não tenho condições de pagar um médico, meus amigos me falaram do barco. Acho que ele presta um grande serviço aos necessitados", disse.

Já Antônio Luiz, de 45 anos, também morador da zona rural de Boca do Acre, precisava de tratamento odontológico e encontrou na estrutura do barco PAI a oportunidade de cuidar dos dentes. "O governador Omar mandou esse barco com atendimento bom. É importante o Governo investir nessa área que tem muita gente precisando", destacou Antônio, que realizou uma obturação.


Para o coordenador da embarcação, garantir cidadania aos moradores dos municípios amazonenses mais distantes é a principal recompensa. "É muito gratificante para toda a equipe. Os profissionais deixam suas casas e se esforçam num trabalho diário para ajudar essas pessoas. A satisfação vem quando percebemos o brilho no olho de cada cidadão que nós procuramos atender bem e que é a razão deste projeto", ressaltou.

O sorriso no rosto de seu Antônio Luiz confirma a alegria dos profissionais que trabalham no PAI. "Antes ficava feio o sorriso da gente, né? Agora não, estou com os dentes mais bonitos. Tenho motivo para sorrir".

O Puxirum II visitou a população bocacrense pela quarta vez e em 2011 levou a todas as cidades do Purus cerca de 125 mil atendimentos.


Pauini será o próximo a ser atendido – Nesta sexta-feira, dia 27 de abril, a embarcação irá navegar rumo ao município de Pauini (a 923 quilômetros da capital), o segundo a ser visitado. De lá acaravana social ainda visitará as cidades de Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri.A viagem está programada para terminar no dia 30 de julho.

CRÉDITO DAS FOTOS: ALEX PAZUELLO/AGECOM


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)