Abril cultural premia indígenas nas modalidades esportivas

Em Destaque
Por -
0


A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) premiou nesta quarta-feira, 18 de abril, os participantes das modalidades esportivas do Abril Cultural Indígena, evento organizado pelo Governo do Estado desde o último dia 16, com o intuito de fortalecer a cultura indígena no Amazonas.


Com medalhas e troféus, a premiação marcou o encerrando da programação esportiva do Abril Cultural, que reuniu aproximadamente 300 participantes representando 15 etnias, nas categorias feminino e masculino, nas modalidades arco e flecha, natação, mergulho, corrida de saco, cabo de força, arremesso de lança e futsal.

De acordo com o secretário da Seind, Bonifácio José Baniwa, a programação cultural do evento seguirá até o final de abril em alusão ao Dia do Índio, comemorado nesta quinta-feira, 19. "No Dia do Índio, na sede da Seind, será realizada uma reunião do comitê gestor de ação integrada do Governo do Estado junto à Fundação Nacional do Índio (Funai). No encontro será discutido todos os anseios em prolda comunidade indígena para o ano que vem", disse.

Baniwa acrescentou que uma das exigências que será feita durante a reunião do comitê será a ampliação do Abril Cultural. "Percebemos que através do esporte conseguimos fazer um intercâmbio entre diversas etnias da Região Metropolitana de Manaus. Isso nos dá segurança para ampliar mais o evento para o ano que vem", disse.

Para a vencedora da medalha de ouro na modalidade individual feminino de arco e flecha, Juracy Ferreira, da etnia Sateré-Mawé, a oportunidade representa o resgate da cultura indígena. "O arco e flecha fez parte da minha infância; agora adulta, estou tendo a oportunidade de relembrar minhas origens", observou.

Cultura – Além de esporte, o Abril Cultural contempla a exposição de artesanato, fotos e vídeos indígenas que ficarão até o dia 26 no espaço de cidadania ambiental do Manauara Shopping, que fica na Avenida Mario Ypiranga Monteiro (antiga Paraíba).

Para o titular da Seind, esta é uma forma de divulgar a cultura indígena amazonense. "É um evento que estamos fazendo para valorizar e divulgar a cultura indígena e também fortalecer as organizações indígenas e as políticas públicas voltadas a essa população", disse.







Fotos: Roberto Carlos / AGECOM


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)