Governo do Estado oferece internet sem fio e gratuita em praças e áreas do Prosamim

Em Destaque
Por -
0



Depois das unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), a internet gratuita já poderá ser acessada em praças e em áreas do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). A empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) concluiu a instalação de links (Hot Spot's) nas praças Heliodoro Balbi e São Sebastião, ambas no Centro, zona sul, e em cinco áreas do Prosamim. A oferta do serviço gratuito conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e faz parte do projeto Amazonas Digital, coordenado pela Prodam.

A instalação dos links foi concluída no Prosamim Igarapé de Manaus, Prosamim Parque Jefferson Péres, Prosamim do Mestre Chico, todos na zona sul, e no Prosamim do Alvorada, zona centro-oeste, e Prosamim do São Raimundo, zona oeste. Nestes locais, utilizando qualquer dispositivo com capacidade para internet móvel (Wi-Fi), o usuário poderá ter acesso livre e ilimitado à rede mundial de computadores com velocidade de 2megabits.

O especialista em processamento de dados da Prodam, João Guilherme, acrescentou que o acesso é simples. "Ao localizar a rede sem fio pelo celular ou qualquer aparelho com internet móvel, o próprio usuário realiza seu cadastro, fornecendo apenas o número de CPF, um nome de usuário e senha criada por ele mesmo", explicou Guilherme.

De acordo com o diretor-presidente da Prodam, Thiago Paiva, a oferta de acesso gratuito em praças e áreas públicas como as do Prosamim segue orientação do governador Omar Aziz de promover a inclusão digital, oferecendo à população a oportunidade de dispor do serviço de internet de forma rápida e gratuita. Ele informou que, até março, todos os PACs, que dispõem do serviço de internet sem fio desde o início de janeiro deste ano, ganharão espaços especialmente planejados (baias) para receber os usuários de computadores portáteis (laptops e netbooks), com maior conforto. "Independente do espaço físico, o cidadão terá acesso ao sistema, estando em um raio de até 300 metros de distância do PAC".

Morador do bairro Vila da Prata, Daniel Oliveira, 20 anos, diz que a oferta de internte gratuita pelo Governo aos usuários dos PACs permite economizar tempo e diminuir dificuldades do dia a dia. "Este serviço deveria ser estendido a outros locais, como por exemplo, delegacias, prontos-socorros, aeroportos, etc.".

Thiago Alcântara, 27 anos, morador do D. Pedro, é outro beneficiado com o sistema de internet gratuita. Ele utiliza, quase todos os dias, o PAC Compensa para resolver problemas e destaca que, agora, também poderá resolver outros problemas simultaneamente. "Este serviço otimiza tempo e agiliza compromissos", frisa.

Moradora da Compensa, Joicelane Alves, 19 anos, afirma que é louvável a iniciativa do Governo do Estado em disponibilizar internet gratuita nos PACs. "Tudo é muito fácil e rápido. Para ter acesso, basta conectar o laptop, celular ou tablet, solicitar a conexão e redirecionar para um pré-cadastro".

O diretor-presidente da Prodam destacou que a próxima etapa da implantação do Amazonas Digital, a ser executada ainda neste semestre, será a ampliação do serviço para os Centros de Convivência da Família, em parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), e para as escolas da rede pública estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação.

FOTOS: ROBERTO CARLOS



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)