Governo reabre Prato Cidadão do bairro Novo Israel

Em Destaque
Por -
0


O Governo do Amazonas reabriu nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, às 8h, o restaurante popular do projeto Prato Cidadão, na rua Nova Jerusalém – anexo da igreja Santa Helena – no bairro Novo Israel, zona Norte de Manaus. A unidade foi fechada no dia 30 de maio deste ano por conta da desistência da parceria com o Estado da empresa Nokia, que passou a apoiar atividades educacionais dentro dos Centros de Educação de Tempo Integral.

A reabertura se deu por determinação do governador Omar Aziz. O Governo do Estado assumiu o investimento do funcionamento do Prato Cidadão do Novo Israel, onde serão servidas 500 refeições/dia ao valor de R$ 1, cada. "A orientação do governador Omar Aziz é garantir o direito à alimentação adequada à população, como estabelece a nova redação do artigo 6º da Constituição Federal", disse a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Regina Fernandes, que coordena o projeto.

Na inauguração foi servido o tradicional "cozidão", acompanhado de arroz, farofa, macarrão, além salada com alface, tomate e cenoura. "Estamos felizes com o carinho do Governo do Estado com a nossa comunidade. O Prato Cidadão beneficia dezenas de famílias", disse a dona de casa, Eulália Lira.

Alimentação adequada – O Prato Cidadão foi criado em 2004 e faz parte do programa de Acesso à Alimentação Adequada, sendo destinado às pessoas que fazem suas refeições fora do domicílio ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O projeto garante alimentação diária ao preço de R$ 1, com valor calórico adequado.

Atualmente funcionam restaurantes no Centro (rua dos Andradas esquina com a rua Floriano Peixoto), nos bairros São José e Jorge Teixeira, zona Leste, Compensa, zona Oeste, e Alvorada, zona Centro-Oeste, todos em parceria com empresas do Distrito Industrial.

Balanço – Em sete anos de existência, foram servidas mais de 5,2 milhões de refeições dentro das seis unidades do Prato Cidadão, garantindo benefício direto a 177.926 pessoas cadastradas nos restaurantes. No período de 2004 a 2011, só o restaurante do Centro serviu 1,073 milhão de pratos, às 32.223 pessoas cadastradas. No Novo Israel, no mês de maio deste ano, foram distribuídas 9.692 refeições para 2.192 pessoas.

FOTOS: ALFREDO FERNANDES

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)