Plantio de 15 mil mudas de plantas em áreas do Prosamim

Em Destaque
Por -
1
A Unidade de Gerenciamento do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (UGPI/Prosamim), do Governo do Amazonas, promove até o final do ano o plantio de 15 mil mudas em todas as áreas da cidade beneficiadas pelo programa. De acordo com o biólogo e coordenador do projeto, Weber Vieira, a arborização corresponde ao cumprimento da etapa ambiental do Prosamim. Na tarde desta segunda-feira (26), 200 mudas foram plantadas no Parque Residencial Paulo Jacob, entre a avenida Sete de Setembro e rua Ipixuna, no Centro.
            "Estudos comprovaram que a sensação de calor em Manaus varia de local para local conforme a quantidade de árvores existentes nas imediações. Baseado nisso o Prosamim pretende transformar suas praças e parques em grandes bosques onde a sensação de calor deve ser bem menor do que é hoje", disse Weber, ao destacar que nos últimos cinco anos, o Prosamim já realizou o plantio de aproximadamente dez mil mudas nos conjuntos habitacionais Nova Cidade, João Paulo, Parque Residencial Manaus e Professor José Jeferson Carpinteiro Perez.
            No Parque Residencial Paulo Jacob, no Centro, foram plantadas, em comemoração à semana da árvores, 200 mudas de plantas como açaizeiros, acerola, palmeira merrille, pau pretinho, jutairana, mogno, seringueira, abacaba, jambo e pitanga. A ação contou com a participação da banda da Polícia Militar. Na ocasião, os moradores do Prosamim foram os jardineiros do parque.
            A participação da comunidade, segundo o coordenador do Prosamim, Frank Lima, é de extrema importância para manutenção da paisagem. "As mudas serão cercadas e regadas pela comunidade. Cada comunidade tem uma liderança que vai coordenar e distribuir o material necessário para conservação", disse Lima, ao destacar que o projeto de arborização segue orientação do governador Omar Aziz de elevar o bem-estar da população atendida pelo Prosamim.
            Para incentivar a continuidade desse tipo de ação junto à comunidade, o Programa realiza ainda palestras em escolas, atividades lúdicas com palhaços, grupos de dança da comunidade e apresentações teatrais envolvendo  parceiros como a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa) e Grupo de Escoteiros do Estado do Amazonas.

Fotos: Nonato Duarte / AGECOM


Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.


  1. Uma excelente iniciativa no meio rural
    Mudas e plantas (Fruticultura em geral)
    Produção e comércio de mudas e plantas em geral
    Citros (ponkan,Taiti,laranjas e etc),àrvores nativas,frutíferas e ornamentais
    Tel:03234531145 \ 34531465 \ 99351145
    email:ajaplantas@ig.com.br
    35 anos no mercado
    Entregamos em todo o Brasil
    Dona Euzébia MG

    ResponderExcluir
Postar um comentário