Governador Omar Aziz anuncia sede própria para a UnATI/UEA

Em Destaque
Por -
0


         O governador Omar Aziz anunciou nesta terça-feira, 27 de setembro, que a Universidade Aberta da Terceira Idade, da Universidade do Estado do Amazonas (UnATI/UEA), irá ganhar uma sede própria em breve. O local escolhido é o Centro de Convivência do Idoso da Compensa, na avenida Brasil, zona oeste, que está em fase final de construção pelo Governo do Amazonas.  
         O anúncio foi feito durante a aula inaugural das Oficinas e Cursos Livres da instituição, realizada no Salão Rio Solimões, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro. Ao lado da primeira dama Nejmi Aziz, o governador disse que está disposto a discutir uma forma de dar autonomia à UnATI, hoje vinculada à reitoria da UEA. "Eu fico feliz porque o Governo pode dar a estas pessoas a chance de terem uma oportunidade de uma atividade que contribua para melhorar seus conhecimentos, aumentar a autoestima e prevenir problemas que venham a surgir, como a depressão e outras doenças", disse Omar Aziz.
         O evento contou com a presença do reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, do diretor da UnATI, Euler Ribeiro, e de alunos, professores e colaboradores da instituição, que oferece várias atividades esportivas e culturais para quem tem idade a partir de 55 anos. Todas as 1,5 mil vagas abertas estão preenchidas.
         Para Euler Ribeiro, a UnATI tem uma importância grande no acompanhamento do processo de envelhecimento da população do Estado. O Amazonas possui, segundo ele, mais de 200 mil idosos com idade acima de 80 anos, o que representa 1% da população do Estado, quando a média nacional é de 0,5%.  
         Euler informa que parte dos cursos são voltados a reintegração ao mercado de trabalho. "Estamos visando a Copa do Mundo de 2014 e para isso oferecemos cursos como recepcionistas bilíngues, além de ensinar o empreendedorismo". Ano passado, foram reintegrados ao mercado de trabalho, via UnATI, 90 idosos, sendo que o mais novo tinha 73 anos".
         O reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, destacou que a principal missão da  UEA ao criar a universidade da terceira idade é oportunizar às pessoas idosas a chance de retornarem a universidade, de discutirem o seu papel na sociedade e, sobretudo, buscar a garantia dos direito dessas pessoas.        
         A UnATI/UEA está situada no 3° andar- Bloco Anexo da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), na avenida Carvalho Leal, nº 1777, Cachoeirinha. Os cursos e oficinas acontecem de segunda a sexta-feira, na ESA, na Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) e no Centro de Convivência do Idoso da Aparecida.
         A instituição oferece cursos de idiomas (português, inglês, francês e espanhol), informática (pré-básica e básica), empreendedorismo e ornamentação de eventos, alguns destes em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). As oficinas oferecidas são: envelhecimento saudável, alimentação saudável, pilates, caminhada, cuidando do corpo, exercitando o equilíbrio, teatro, coral, seresta, dança de salão, dança coreográfica, violão, fotografia digital, exercitando a memória e espiritualidade no cotidiano, entre outros.
 FOTOS: ALEX PAZUELLO

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)