Governador Omar Aziz abre a Semana da Pátria e do Amazonas em cerimônia na Praça Heliodoro Balbi

Em Destaque
Por -
0



            O governador Omar Aziz abriu, na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, às 9h, a Semana da Pátria e do Amazonas e ressaltou a importância da mobilização dos estudantes no resgate de valores cívicos. A cerimônia de abertura ocorreu na Praça Heliodoro Balbi, no Centro, com a participação da primeira-dama, Nejmi Aziz, do vice-governador José Melo e autoridades militares. A Pira Cívica foi acesa após estudantes de escolas públicas percorrerem ruas do Centro da cidade com a tocha, acesa horas antes na Igreja de São José Operário, na Praça 14, onde ocorreu a 'Benção do Fogo Simbólico'. 

            "Existe uma mobilização, principalmente por parte das escolas estaduais e municipais, para que essas datas sejam lembradas pelo esforço que nossos antepassados fizeram para que a gente possa ter a liberdade e ter o crescimento que nós temos", disse o governador ao destacar a participação dos estudantes nas comemorações do dia 5 de setembro, quando o Amazonas foi elevado à categoria de Província, e dia 7 de setembro, a Proclamação da Independência do Brasil.

            A programação, organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem o apoio da Polícia Militar do Amazonas, Corpo de Bombeiros, Manaustrans, Guarda Metropolitana, Marinha, Exército e Aeronáutica. A Semana da Pátria e do Amazonas tem como tema 'A Educação e as Inovações Tecnológicas' e, segundo a Seduc, busca valorizar os símbolos pátrios com o objetivo de resgatar o civismo e favorecer o conhecimento sobre fatos históricos.

            "É um tema que todos nós estamos fazendo a partir do momento em que existe uma discussão e hoje a inovação é uma coisa que está na pauta de qualquer brasileiro. O Amazonas é fértil em discussões nessa área, principalmente com relação a nossa biodiversidade. Existe uma mobilização, principalmente, por parte das escolas estaduais", enfatizou Omar Aziz.

            A cerimônia na Praça Heliodoro Balbi homenageou como 'Vultos Nacionais' os educadores  João dos Santos Pereira Braga e Cinthia Régia Gomes do Livramento (In Memoriam),  além de Rita Calderaro, presidente da Rede Calderaro de Comunicação, com a comenda de 'Mulher Amazonense'.

5 de Setembro

            A programação cívica terá continuidade na segunda-feira, 5 de setembro, com a homenagem ao primeiro governador da Capitania do Rio Negro, João Baptista de Figueiredo Terreiro Aranha, às 8h, na Praça da Saudade (Centro).
            No mesmo dia 5, a partir das 17h, acontecerá no Centro de Convenções (Sambódromo), o desfile escolar com a participação aproximada de 8 mil estudantes das redes estadual, municipal, particular de ensino, além de representantes de organizações não governamentais, instituições beneficentes, órgãos militares e comunidades estudantis de Manaus e da Região Metropolitana.
            Coordenado pela Seduc e tendo como base o tema da Semana da Pátria 2011, "Educação e as Inovações Tecnológicas", o desfile retratará de forma criativa o uso das novas tecnologias na educação.

            De acordo com o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, as escolas utilizarão a temática do desfile cívico para apresentar as inovações tecnológicas já utilizadas no desenvolvimento do ensino no Amazonas. "Dentre os vários projetos a serem apresentados estão o uso da internet nas escolas, o premiado programa 'Centro de Mídias' por meio do qual o Governo do Estado leva o ensino a distância e via satélite a mais de mil comunidades rurais diariamente, a formação on-line de professores, dentre outros", apontou.

            Finalizando as programações cívicas da semana, no dia 7 de setembro ocorrerá o desfile militar, no Centro de Convenções, a partir das 8h. No mesmo dia, às 17h, ocorrerá a cerimônia de encerramento da Semana da Pátria com o 'abafamento do fogo simbólico' na Praça Heliodoro Balbi, Centro.




Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)