Inauguração da ponte sobre o Rio Negro é confirmada para 24 de outubro, aniversário de Manaus

Em Destaque
Por -
0

O governador em exercício José Melo confirmou para o dia 24 de outubro, data do aniversário de Manaus, a inauguração da ponte sobre o Rio Negro. O anuncio foi feito na manhã desta sexta-feira, enquanto Melo acompanhava a visita de juízes membros da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon) à obra que está em fase final de execução.

         Na mesma ocasião, José Melo também disse que o Governo do Amazonas deve iniciar em breve as obras do projeto de interligação viária da ponte com outras vias do entorno, com o objetivo de facilitar o fluxo de veículos que saem ou chegam a Manaus. Está sendo planejada a construção de uma via em direção à Ponta Negra, por dentro do bairro Santo Agostinho; outra na direção Compensa-Glória, além de duas passagens de nível. Uma delas será no entroncamento da estrada da Estanave, na saída da ponte, com a avenida Brasil. Nesse trecho também será construída uma via em direção à avenida São Jorge, próximo ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs). A segunda passagem de nível será na avenida Coronel Teixeira, substituindo a rotatória em frente à Igreja da Restauração.

         De acordo com o secretário da Região Metropolitana de Manaus, René Levy, as obras serão feitas em fases, com previsão de iniciar antes da inauguração da ponte. "Vamos trabalhar com perspectiva de curto, médio e longo prazos, até a viabilização do grande anel viário, que vai ligar a AM-070 (Manaus-Manacapuru) à BR-174, chegando à área onde será construído o Polo Naval de Manaus", explicou.

         Segundo o governador em exercício, a ponte está em fase de acabamento. "Vamos concluir o asfaltamento, a construção das defensas para a proteção dos pilares e a iluminação", disse José Melo, ao ressaltar que as defensas estão sendo construídas no estaleiro para, em seguida, serem instaladas no local. A previsão é de que em agosto inicie a colocação das defensas dos canais principais sob o vão estaiado (vão central) e em seguida inicia o processo com os canais secundários. Quanto à iluminação, a empresa vencedora da licitação aguarda a chegada dos itens comprados fora do Estado para iniciar a instalação.

         Visitas – Ao longo de sua construção, a ponte sobre o Rio Negro tem despertado a curiosidade e, desde 2008, vem recebendo inúmeras visitas de entidades públicas e privadas. Nesta sexta-feira, foi a vez dos magistrados da Amazon que foram conhecer o processo de construção e projeto da Região Metropolitana de Manaus. De acordo com o presidente da Amazon, Aristóteles Tury, com a inauguração da ponte, o Tribunal de Justiça terá uma facilidade grande de integrar todas as comarcas da Região Metropolitana de Manaus, facilitando a prestação jurisdicional para estas cidades.

         Com 3.595 metros de extensão a Ponte sobre o Rio Negro é considerada uma das maiores obras civis do Estado de todos os tempos e a segunda maior ponte estaiada sobre rio do mundo, atrás apenas de uma ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela.  O governador em exercício José Melo destacou a importância da mesma para o desenvolvimento econômico de Manaus e dos municípios que integram a Região Metropolitana. Além de um importante fator de integração, a ponte é um novo marco para a economia do Estado. "Ela trás um novo horizonte da atividade econômica e expansão urbanística da cidade", destaca.

         Segundo Melo, a partir da inauguração da ponte será possível a expansão da indústria para o outro lado do rio Negro, bem como a expansão imobiliária, uma vez que a cidade tem limitações para crescer para as zonas Norte e Leste. Ele também destacou os projetos econômicos em desenvolvimento do outro lado do Rio Negro, a exemplo de um polo de cerâmica fina, em Iranduba, e outro de turismo.

FOTOS: CHICO BATATA

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)