FW: Municípios elaboram plano de saneamento de resíduos com apoio do Governo Estadual

Em Destaque
Por -
0

            O Governo do Estado e a Associação Amazonense de Municípios (AAM) lançaram, nesta segunda-feira (18), o programa de apoio à elaboração dos Planos Municipais de Saneamento de Resíduos Sólidos. Com a proposta de dotar os municípios do interior de aterros sanitários e desenvolver trabalhos na área de saneamento básico, proteção dos mananciais, tratamento e distribuição de água, o plano deve integrar o calendário de investimentos no Estado com a segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
            A segunda edição do PAC visa a realização de obras e a elaboração de projetos de água e esgoto nos municípios brasileiros. Para acessar aos recursos, os municípios precisam ter um projeto na área de saneamento básico para apresentar, afirmou o  vice-governador, José Melo, durante o lançamento do programa de apoio. "No PAC II, o próprio Governo Federal já destacou recursos para esse fim, mas Estados e municípios devem estar preparados para captar esses recursos. É preciso ter programas, apresentar todas as certidões e os projetos específicos. Dessa forma, é possível acessar com maior facilidade os recursos que já estão consignados".
            Com apoio financeiro de R$ 1 milhão do Governo do Estado, o Plano de Resíduos Sólidos deve ser concluído até julho de 2012 e vai atender as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com atenção especial a proteção de mananciais, o tratamento e a distribuição de água, além da criação de redes de esgoto e de aterros sanitários.
            "É um projeto importante porque garante mais qualidade de vida para a nossa população e também responde a outros problemas que enfrentamos", disse o vice-governador ao se referir ao risco que a concentração de aves em razão de lixões próximos a aeroportos provoca para a aviação.
            Segundo a AAM, gestora do projeto, 45 municípios do interior já aderiram ao programa. Dividido em sete etapas, a previsão é de que o plano seja concluído até julho de 2012. Na fase de estudos, o plano vai identificar as estruturas de saneamento dos municípios.

Fotos: Chico Batata / AGECOM


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)