Dez núcleos de esporte na capital e interior

Em Destaque
Por -
0

          Dez núcleos esportivos serão instalados, a partir de agosto próximo, em Manaus e nos municípios Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Itacoatiara e comunidade Novo Remanso, localizada no quilômetro 65 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara). A iniciativa faz parte da terceira edição do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), lançado nesta quinta-feira, 14 de julho, pelos Governos Estadual e Federal.
         O programa, que foi criado em 2003 pelo Ministério do Esporte, está presente em todo o país com a missão de ampliar o acesso da população brasileira, de todas as idades, a práticas esportivas e recreativas. No Amazonas, o Pelc deverá beneficiar 40 mil pessoas ao longo de 12 meses de atividades gratuitas, como estima a Secretaria de Estado do Esporte (Sejel).
         Na capital amazonense, os núcleos serão instalados nos Centros de Convivência da Família dos bairros Cidade Nova e Mutirão; na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), no bairro Parque Dez; Serviço Social do Transporte (Sest) do bairro Cidade de Deus e da comunidade Nossa Senhora de Fátima; e no Núcleo de Idosos Masrour do bairro São José.
         "São projetos como esse que procuram ter o esporte como uma ferramenta de inclusão social e de novas oportunidades de lazer nessas áreas carentes de espaços esportivos", ponderou o titular da Sejel, Júlio César Soares, durante o lançamento do Pelc, que, este ano, terá recursos de R$ 1,1 milhão, dos quais R$ 532 mil são dos cofres estaduais.
         As atividades esportivas – jogos populares e de salão – serão ministradas por equipes de 81 colaboradores, entre coordenadores, professores de educação física e estagiários da área contratados pela Sejel. Cada núcleo do programa terá em média um coordenador e seis estagiários.
Nesse contexto, quatro profissionais do Governo Federal deram início, nesta quinta-feira, uma oficina de capacitação para os profissionais que irão atuar no programa. O convênio firmado com o Ministério do Esporte também prevê a ampliação do programa no Amazonas em 2012, quando deverão ser contemplados 20 núcleos.
Também presente ao lançamento do Pelc, a coordenadora geral de fomento e promoção do esporte do Ministério do Esporte, Ana Elenara Pintos, disse que as expectativas para essa edição são positivas. "Tivemos uma experiência considerável no Amazonas e, por isso, o Ministério aporta novamente os recursos. Esperamos que, com este novo convênio, o programa se consolide no Estado", afirmou.




Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM



Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)