A situação administrativa de Coari se complica a cada dia, e o município vai ficando como uma terra de ninguém, onde nenhuma entidade se manifesta sobre atraso de pagamentos, abandono da infraestrutura do município e da falta de responsabilidade com o que é público. Uma câmara de vereadores atuante faz toda a diferença, quando ela é atuante... Os vereadores Vicente do Zito e Emídio Neto vêm por situações constantes apresentando requerimentos sobre assuntos de interesse da coletividade, requerimentos que se quer são respondidos pelo poder executivo, em mais uma clara demostração do pouco caso dos assuntos que são oriundos da população em geral.
Recentemente a postura da Câmara Municipal está mais para um pensamento antagônico ao do prefeito, justamente porque Arnaldo não faz questão de manter a harmonia entre os poderes. E como isso acontece? Quando o poder executivo não está nem aí para os requerimentos dos vereadores, quando não repassa em dia e integralmente o duodécimo, quando deixa o município em situação de abandono é evidente que, pelo menos teoricamente, não deve estar bem com o poder legislativo que em primeira instância é o poder que representa o povo. A questão é que em Coari, é preciso sair da teoria para uma prática legislativa independente.
A população de Coari espera laconicamente uma atitude por parte dos vereadores. Já era hora de ver a Câmara Municipal cobrar resultados, mudanças e atitudes uma vez que o tempo passou e já se esperou o que tinha que se esperar. Certamente há muitos indícios de irregularidades que precisam ser investigados, há bairros inteiros que precisam ser socorridos, há uma atitude que deve ser tomada. É hora de a Câmara representar o povo cobrando o que precisa ser exigido, dando um exemplo de quem está no poder para representar os anseios de toda uma população. É hora da Câmara Municipal de Coari tomar uma atitude... Será que vão tomar? O tempo vai dizer.