UEA terá cursos voltados ao desenvolvimento de novas áreas

Em Destaque
Por -
0

O vice-governador do Amazonas, José Melo, afirmou, nesta quarta-feira, 22 de junho, que o Governo Estadual está planejando a implantação de novos cursos dentro da estrutura da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que visem, essencialmente, aos novos mercados e à exploração sustentável de recursos amazônicos – como gás e petróleo, recém-descobertos na região do Juruá e Purus.

A informação foi dada durante uma sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) em homenagem aos dez anos de existência da universidade. Atualmente, a UEA é considerada a maior universidade multicampi do país, atendendo a cerca de 22,5 mil alunos em 52 municípios, através de 63 cursos de graduação.

Segundo Melo, a ideia é que a UEA esteja à frente da formação da base necessária ao desenvolvimento de polos que deverão surgir "nos próximos 20 anos". "São cursos para áreas como mineração, petróleo, gás, ictiologia (estudo de peixes) e farmacopéia. Nosso Estado tem essas riquezas e precisamos explorá-las para gerar emprego e renda", defendeu.

O planejamento dos novos cursos está sendo executado conforme orientação do governador Omar Aziz, informou Melo. "Precisamos ter o cuidado de redirecionar os recursos da universidade para formar mão de obra e massa crítica para esses novos desafios. O governador tem a firme convicção de que a maior contribuição que ele pode deixar é uma educação forte".

Ainda de acordo com o vice-governador, uma das principais preocupações do Governo do Amazonas é que os recursos naturais amazônicos sejam explorados por profissionais locais. "Esse precisa ser o novo papel da UEA", frisou.

Também estiveram presentes à cerimônia ex-reitores e diretores, além de deputados da base governista e de oposição que, apesar das diferenças políticas, mantiveram o mesmo discurso de apoio à universidade. "É uma obrigação de todos nós trabalhar pelo crescimento da UEA porque ela não pertence a nenhum partido e, sim, ao povo amazonense", frisou o presidente da Aleam, Ricardo Nicolau.

Universidade consolidada – Na solenidade comemorativa ao décimo aniversário da UEA, o reitor da instituição, José Aldemir de Oliveira, deu ênfase aos avanços da universidade ao longo dos anos. Segundo ele, mais de 24,3 mil pessoas, em todo o Estado, já obtiveram diplomas de nível superior por meio da instituição desde 2001.

Em dez anos, a UEA aumentou em 370% o número de vagas em cursos regulares, com pós-graduação, mestrado e doutorado. Das 63 modalidades oferecidas, 34 são ministrados na capital e 29 no interior. São cinco unidades em Manaus (Escolas Superiores) e outras 16 instaladas no interior (seis Centros e dez Núcleos de Estudos Superiores).

"Este é um momento de consolidação, de verificarmos, depois de dez anos, qual o nosso rumo e estamos fazendo isso discutindo com a sociedade. Não deixaremos de criar os cursos que deem conta da realidade amazônica. Tudo está sendo estudado com parcimônia e responsabilidade", salientou o reitor.

Entre as recentes conquistas da UEA, José Aldemir lembrou da criação da carteira do estudante, documento que simboliza a identidade dos estudantes. Em maio deste ano, as unidades de Tecnologia (EST) e de Saúde (ESA) ganharam o Restaurante Universitário, que passou a disponibilizar refeições subsidiadas ao preço de R$ 1,40.


FOTOS: ALEX PAZUELLO/AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)