Recuperação da AM-010 será concluída até o fim de novembro

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A recuperação definitiva de toda a extensão da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara), cujos trabalhos iniciaram na última segunda-feira, 6 de junho, terá conclusão até o dia 27 de novembro, data em que encerra o prazo da construtora contratada pelo Governo do Amazonas para executar as obras. No contrato, também está prevista a contenção de 19 erosões ao longo da estrada, reciclagem de um trecho não contínuo de 35 quilômetros e eventuais tapa-buracos.

O serviço está sendo executado pela Construtora Amazônida Ltda., empresa que venceu a concorrência pública aberta pelo Governo do Amazonas, ao custo de R$ 19,3 milhões. Segundo a titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), Waldívia Alencar, a determinação do governador Omar Aziz é de que os procedimentos aproveitem as condições climáticas favoráveis desta época do ano.

"A partir da emissão da ordem de serviço, que autorizou o início da obra, temos 180 dias para concluí-la, cerca de seis meses. Agora que passaram as chuvas intensas, vamos aproveitar o período de sol. A empresa já foi advertida que o contrato não vai ter qualquer aditivo de prazo nem de serviço para terminar no tempo certo", assegurou Waldívia.

Segundo a secretária, a prioridade será o trecho, de aproximadamente oito quilômetros, que compreende o início da estrada de Novo Remanso e a comunidade Lindóia, onde já trabalham cerca de 60 homens e equipamentos desde o dia 1º de junho. "Eu e uma equipe de engenheiros da Seinf iremos fiscalizar esse ponto no próximo sábado", informou.
Paralelamente estarão em tratamento 19 pontos atingidos por processos erosivos, de vários níveis, identificados pela Seinf ao longo dos 248,8 quilômetros da AM-010. Dentre as ações planejadas, para melhorar a estabilidade e segurança no tráfego, constam serviços de recomposição de aterro, descida d'água, dissipador de energia e hidrossemeadura.

Haverá o recapeamento de trechos que somam a extensão de 35 quilômetros, não contínuos, da rodovia que liga Manaus a Itacoatiara. Essa tarefa irá substituir a capa asfáltica da via. "Nessa parte vamos retirar e recompor base e sub-base, com adição de cimento, imprimação, pintura de ligação e, finalmente, colocação de asfalto usinado a quente", detalha Waldívia.

Com a revitalização da AM-010, o objetivo do Governo Estadual é proporcionar proteção e garantir a vida útil da rodovia por mais de cinco anos, como informou a titular da Seinf. Já a nova sinalização, vertical e horizontal, deve ser instalada a partir do mês de novembro no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM).

O contrato firmado com a construtora responsável pelas obras também contempla a realização de possíveis operações tapa-buracos que possam comprometer a qualidade da via. "A maior preocupação do Governo do Estado é garantir o escoamento e a segurança do transporte da produção dos municípios que dependem da AM-010", enfatizou.

Terceiras faixas na AM-010 – Waldívia Alencar informou que o projeto de construção de terceiras-faixas na AM-010, desde a altura do quilômetro 17 (barreira de Manaus) até Itacoatiara, está com o projeto em fase de conclusão. A ação prevê a instalação de faixas adicionais nos traçados de pontos considerados mais perigosos, como nas ladeiras e curvas mais acentuadas.

Duplicação da AM-070 – Sobre a duplicação da rodovia Manoel Urbano, a AM-070, que liga Manaus a Iranduba – tendo em vista os impactos socioeconômicos a serem ocasionados pela inauguração da Ponte sobre o Rio Negro –, a secretária da Seinf afirmou que o projeto básico deverá ser encaminhado à análise do governador Omar Aziz ainda neste mês.
"Já foi feito todo o levantamento da área e, agora, aguardamos somente algumas definições do projeto, como a quantidade de faixas, tamanho de canteiros, pistas de ciclismo e outros detalhes", informou Waldívia.




Fotos: Roberto Carlos /AGECOM

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