Primeiro dia do 46º Festival de Parintins registra tranquilidade na saúde

Em Destaque
Por -
0
As equipes de saúde coordenadas pelo Governo do Amazonas na 46ª edição do Festival Folclórico de Parintins realizaram 1.038 atendimentos na primeira noite da festa, nesta sexta-feira, dia 24 de junho. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), nenhum caso grave foi registrado e a movimentação foi considerada tranqüila nas unidades de saúde e nos postos médicos montados no Bumbódromo.

Dados da Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada do Interior apontam um total de 327 consultas médicas nos dois hospitais locais e três unidades dispostas nas áreas interna e externa do Bumbódromo. Foram 18 pessoas vítimas de acidente de trânsito, nove de agressão física, duas feridas por arma branca, dois acidentes de trabalho e uma cirurgia.

Procedimentos de urgência e emergência totalizaram 586. Desse quantitativo, 476 representam aplicações de medicações (injetáveis e via oral); 78 foram curativos e suturas; 23 inalações; três retiradas de pontos; e três debridamentos (retirada de tecidos necrosados em feridas). Também ocorreram 76 exames especializados, sendo 42 raios X; 29 exames de patologia clínica; três ultrassonografias; e dois eletrocardiogramas.

De todas as pessoas atendidas durante os plantões 24 horas das equipes multidisciplinares da Susam e da secretaria de saúde do município, apenas 15 precisaram ser internados, dentre os quais quatro foram gestantes em processo de trabalho de parto.

Este ano, a estrutura de saúde montada pelo Governo do Amazonas encaminhou à ilha de Tupinambarana 60 profissionais para comporem as equipes de pronto-atendimento e atenção hospitalar. Enviou, também, medicamentos, material químico-cirúrgico, ambulâncias e equipamentos. Seis ambulâncias estão envolvidas – duas no Bumbódromo, duas nos hospitais, uma no aeroporto e outra de reserva.

Para os casos mais graves, que necessitem de transferência para Manaus, a Susam também disponibiliza serviço de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea, com uma aeronave de prontidão para se deslocar a Parintins mediante o comando da secretaria.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)