Mantega afirma que ZFM terá tratamento diferenciado na Reforma Tributária

Em Destaque
Por -
0

                O ministro da Fazenda, Guido Mantega, assegurou ao governador Omar Aziz, durante reunião em Brasília, nesta terça-feira, que a Zona Franca de Manaus (ZFM) terá tratamento diferenciado dentro da Reforma Tributária. De acordo com Omar Aziz, o encontro que reuniu governadores do Norte e do Centro-Oeste, na sala de reuniões do gabinete do ministro, serviu para que o Estado obtivesse apoio necessário para evitar perdas para a economia do Amazonas com a reforma, principalmente no que diz respeito a mudanças na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
                Entre as propostas da Reforma Tributária que pode gerar maior impacto negativo para o Amazonas está a que altera a cobrança do ICMS da origem para o destino. Segundo estudos da equipe econômica do Governo Estadual, as perdas com a arrecadação do imposto serão significativas em razão da produção industrial local ter como principal mercado os Estados do Sudeste e Sul do País, que se beneficiariam da receita com o imposto, em detrimento do Amazonas.
                Na reunião com Mantega, Omar afirmou que a proposta de criação de um fundo para compensar perdas dos Estados com a reforma tributária não repõe o prejuízo para a economia do Amazonas. "O fundo vai somente repor o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), mas quem vai repor os mais de cem mil empregos que gera a indústria de Manaus e mais os postos de trabalho indiretos?", questionou.
                Além de prejudicar a arrecadação de ICMS do Estado, a mudança no imposto compromete um dos principais atrativos da ZFM, que é o incentivo fiscal na forma de redução ou isenção do ICMS. "Se temos uma indústria nacional, como temos em Manaus hoje, temos que proteger essa indústria que, com a guerra fiscal, tem ficado cada vez mais fragilizada. Hoje (nesta terça-feira), o ministro propôs discutir a excepcionalidade da Zona Franca e temos que discutir sim. Não é algo tão simples e a reforma tributária, como está posta hoje, não beneficia o Amazonas e nem o Polo Industrial de Manaus", afirmou Omar Aziz.
                Além do ministro Mantega manifestar a necessidade de discussão da excepcionalidade da ZFM, o governador de Rondônia, Confúcio Moura, também defendeu o modelo e disse que deve ser mantida por já ter demonstrado ser um mecanismo de preservação da floresta.
                Omar Aziz afirmou que o encontro com o ministro será o primeiro de vários e que a equipe econômica do Estado já trabalha na definição de propostas que contemplem as vantagens competitivas da Zona Franca de Manaus na Reforma Tributária. "A discussão começou agora e queremos que ela aconteça de forma que todos ouçam e não haja imposição de cima para baixo", destacou o governador do Amazonas.

Fotos: Alex Pazuello


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)