CASO COARI PODE SER JULGADO ESTA SEMANA E TEM JURISPRUDÊNCIA

Em Destaque
Por -
11
Os coarienses entram em mais uma semana de grande expectativa, uma vez que o TSE pode julgar o recurso especial que eventualmente pode mudar a história política do município. Fato é que apesar de toda a convicção em torno do poder econônico que Mitouso detêm, a decisão desfavorável à permanência de Arnaldo na cadeira do Palácio Dois de Agosto é uma realidade que não pode ser descartada. Esta decisão pode sair, baseada em outras decisões já tomadas pelo TSE que geraram jurisprudência para casos semelhantes ao do ex-prefeito Rodrigo Alves.

O termo JURISPRUDÊNCIA diz respeito às decisões legais que se desenvolveram e que acompanham estatutos na aplicação de leis em situações de fato, ou seja, no sentido mais comum refere-se à aplicação de estudo de casos jurídicos na tomada de decisões judiciais.

Em dezembro de 2009, o TSE absolveu o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB) das acusações de abuso de poder político, econômico e de compra de votos por ter participado quando era vice governador da festa do dia das mães e nela ter feito distribuição de geladeiras e outros eletrodoméstico. “Anchieta era o vice do governador Ottomar Pinto, reeleito em 2006. Com a morte de Otomar um ano depois, sucedeu-o no cargo... A defesa de Anchieta alegou que a maior parte de tais fatos aconteceu antes do período eleitoral, negou a distribuição de benefícios e disse que a contratação de servidores e estagiários se deu em acordo com a lei”, informou o Blog do Noblat.

Como é fácil de perceber a semelhança deste caso com o caso do ex-prefeito de Coari Rodrigo Alves, que também participou da festa do dia das mães quando era vice-prefeito, no exercício legal de sua função, muito antes do período eleitoral e antes dos nomes serem escolhidos em convenção partidária e não fez distribuição de brindes pelo fator de não ser o realizador do evento. Aliás, a Festa das mães acontecia tradicionalmente havia 13 anos em Coari e Rodrigo participou como convidado.

Rodrigo Alves ainda obteve decisão favorável em primeira instância quando o juiz eleitoral deu sentença aplicando multa ao gestor municipal da época e não imputando o crime eleitoral ao então candidato.

Estas e outras jurisprudências podem indicar muito bem, à luz do direito, que o TSE como supremo guardião do direito venha garantir através de decisão colegiada ao ex-prefeito a imensa maioria de eleitores que o escolheu nas urnas um direito que pode ter sido suprimido em segunda instância.
Tags:

Postar um comentário

11Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. E totalmente diferente...O Anchieta la era vice do que morreu e ele assumiu ,E Coari teve uma nova eleição e com o conhecimento do TSE , foi gasto recurso do TSE... Então amigo Daniel esta tendo uma interpretação diferente do caso COARI

    ResponderExcluir
  2. Amigo Daniel tem o Ministério Publico que vai se pronunciar e mas os Advogados que estão representado o NOSSO PREFEITO Arnaldo Mitouso, ISSO SERVIRÁ DE EX PARA OUTROS POLÍTICOS QUE QUEIRA SE PROMOVER DO PODER EM BENEFICIO PRÓPRIO QUE TODOS NOS DE COARI SABIA QUE ELE ERA CANDIDATO DO ATUAL PREFEITO NA EPOCA

    ResponderExcluir
  3. QUE VENHA A JUSTIÇA???????????

    ResponderExcluir
  4. O PREFEITO DE COARI ARNALDO MITOSO COMPROU A OPERADORA VIVO E JA LANÇOU AS PRIMEIRAS PROMOÇÕES VEJA;-VIVO TE ROUBANDO!VIVO TE ENGANANDO!VIVO MENTINDO!VIVO INALGURANDO O QUE ADAIL DEIXOU!VIVO PROMETENDO OQUE NÃO VOU CUMPRIR!VIVO ME CAGANDO TODA VEZ QUE BEBO!!!

    ResponderExcluir
  5. PELO BEM DA CIDADE COARI ATUALMENTE,A VOLTA DO RODRIGO A PREFEITURA SERÁ DE UMA VERDADEIRA MUDANÇA,ACABAR COM TODO ESSE PESADELO ,TODA ESSA NUVEM NEGRA QUE RONDA NOSSA CIDADE,HOJE JÁ NÃO SE PODE PASSAEAR NUMA PRAÇA,ATÉ MESMO ESTAR EM FRENTE A PROPRIA RESIDENCIA É IMPOSSIVEL,MINHA CIDADE ESTAR UM VERDADEIRO CAOS,QUEREMOS UM PREFEITO DE VERDADE ADMIRADOS PELO POVO,ONDE O MESMO SAIBA ADMINISTRAR,SAIBA GOVERNAR E NÃO SER ADMINISTRADO POR OUTROS,TANTO AQUI PRA SE FAZER,NUMA CIDADE QUE FICOU CONHECIDA PELAS GRANDES OBRAS QUE FORAM FEITAS,PELOS PROJETOS QUE ERAM BEM EXECULTADOS,E LEMBRANDO QUE ESSES PROJETOS CUIDAVA DESDE O NASCIMENTO E A MORTE,NÃO DEIXAVA NIMGUEM ABANDONADO NEM NAS HORAS DIFICEIS,HOJE INFELIZMENTE A CIDADE DE COARI ESTAR NO PESADELO QUE NÃO CONSEGUI ACORDAR.
    E EU ME PERGUNTO???O QUE FALTA PRA TOMAREM A DECISÃO COM JUSTIÇA PARA MUDAR A SITUAÇÃO QUE HOJE SE ENCONTRA NOSSA CIDADE? QUEM FOR DECIDIR ESSE PROCESSO FAÇA O JUSTO PELA PROMESSA QUE VOCÊS FIZERAM NOS TANTOS ANOS DE ESTUDOS PELA JUSTIÇA DESSE PAÍS,O POVO COARIENSE ESTAR NA DECADENCIA DE TANTA INJUSTIÇA PERANTE NÓS COM TANTAS PROVAS APRESENTADAS TUDO CONTINUA NA MESMISSE.

    COARI PEDE SOCORRO.

    ResponderExcluir
  6. COARI: ARROMBARAM CARTÓRIO DO TRE E ROUBARAM FITA COM DENÚNCIAS ELEITORAIS.

    FONTE: BLOG DA FLORESTA

    O plenário do Tri­bunal Re­gional Eleitoral (TRE) aprovou um repúdio contra a vi­o­lência que o Cartório Eleitoral de Coari vem sofrendo. Na madru­gada de hoje, na noite de domingo para se­gunda-feira, o cartório eleitoral foi ví­tima de ar­rom­ba­mento seguido de roubo de uma fita de vídeo em que eram reg­istrados atos de pre­tensa pro­pa­ganda an­te­ci­pada do prefeito Ar­naldo Mi­toso. As paredes do cartório aman­heceram pichadas com ameaças. A chefe in­terina do cartório (a ti­t­ular está em trata­mento médico), Ediene Batista de Matos, foi ameaçada de morte em seguidos tele­fonemas anôn­imos. A chefe do cartório in­formal ao tri­bunal que já tomou todas as me­didas de de­fesa re­gionais e na­cionais. No repúdio feito no início da noite de hoje, a pres­i­dente do TRE, de­sem­bar­gadora Graça Figueiredo, disse que a vi­o­lência é ina­ceitável e os cul­pados serão re­spon­s­abi­lizados crim­i­nal­mente. (Jersey Nazareno)

    ResponderExcluir
  7. Ao comentarista das 10:01 o Daniel não disse que era igual, disse que era semelhante.... oooooooooooooo povo burro esses q defende o Arnaldo.

    ResponderExcluir
  8. Digo ao povo de Coari que se preparem mais para a proxima eleicao: NEM FICHA , NEM CAGADO. Por gentileza nao vendam seus votos se nao...

    ResponderExcluir
  9. QUE DEUS ILUMINE A MENTE DESAS PESSOAS QUE IRÃO DECIDIR A HISTÓRIA DE COARI, CHEGA DE TANTO SOFRIMENTO, O POVO JÁ PAGOU PELA SUA GANANCIA DE QUERER ESSE BANDIDO NA PREFEITURA.

    ResponderExcluir
  10. Amigo Daniel seu blog e um espaço de levar informações E não besteiras vamos ter etica e RESPEITO principalmente com o blog a serviço da população COARIENSE

    ResponderExcluir
  11. KKKKKKKKKK gostei da operadora vivo e a sua e a da TIM KKK TIMGANOU KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
Postar um comentário