Detran-AM vai reforçar ações educativas para o trânsito

Em Destaque
Por -
0

Governo do Amazonas quer reduzir em 50% acidentes fatais nas vias do Estado

            O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai intensificar as medidas voltadas à educação no trânsito para atingir a meta de reduzir em 50% os índices de acidentes fatais nas vias do Estado até 2020. A iniciativa está inserida na Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito, idealizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas (OMS), que teve novas atividades realizadas nesta quarta-feira, 11 de maio.

         No Amazonas, o pontapé inicial da campanha, na qual 160 países estão participando, foi dado por meio da realização do 1º Fórum de Educação para o Trânsito no Amazonas, com a participação de gestores de auto-escolas e profissionais da área, na última segunda-feira, 9 de maio. A mobilização teve continuidade nas primeiras horas desta quarta-feira com a instalação de iluminação especial e pinturas alusivas ao tema na sede do Detran-AM, em Manaus.

         Já pela manhã, ao menos 50 servidores do órgão estiveram mobilizados nos cruzamentos das principais vias de quatro zonas da capital distribuindo 20 mil unidades de material informativo. Neles, orientações diversas sobre segurança no trânsito, entre as quais o uso de capacete para motociclistas, o respeito à faixa de pedestres e à Lei Seca, o uso do cinto de segurança e a direção segura.

         De acordo com a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo, o objetivo do Governo do Amazonas, para os próximos dez anos, é desenvolver ações focadas na educação para o trânsito, envolvendo condutores, passageiros e pedestres. "O trânsito somos todos nós e um bom trânsito só se faz com educação e respeito", destacou.
         Entre as iniciativas em planejamento, há o oferecimento de cursos para condutores, motoristas de ônibus, do transporte alternativo e para mototaxistas. Ao mesmo tempo, o projeto da instituição também contempla os estudantes de ensino médio da rede estadual de ensino. "O projeto está pronto e a data de lançamento está em discussão junto ao governador Omar Aziz", informou Mônica Melo.

Fiscalização e Sinalização
          No que tange às ações de fiscalização, a titular do Detran-AM assegura o reforço do combate aos principais crimes de trânsito observados pelas fiscalizações do órgão. A ideia, segundo ela, é otimizar, prioritariamente, as punições aos condutores de veículos com relação à falta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e aos níveis de alcoolemia dos condutores de veículos.

         "Por causa do uso do álcool por motoristas que estão dirigindo, o volume de atropelamentos é responsável por 40% das mortes registradas em Manaus, o que é preocupante e precisa ser um quadro revertido. Acima de tudo, queremos sensibilizar as pessoas porque o trânsito deve ser tratado como uma questão de saúde pública", ressaltou a diretora-presidente do Detran-AM.

         Outra medida prevista para o Amazonas dentro da Década Mundial é promover melhorias na engenharia de trânsito, tanto nas vias de competência do Governo do Estado quanto naquelas sob responsabilidade do Município. "Vamos criar mais parcerias para melhorar a sinalização viária em todo o Estado", garantiu Mônica Melo, complementando que as próximas ações de sinalização devem chegar aos municípios Anori e Itacoatiara.



Fotos: Nonato Duarte /AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)