Governo e Prefeitura lançam Mutirão de Limpeza contra a Dengue

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus iniciaram, nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro, um grande mutirão de limpeza na cidade, com o objetivo de combater o mosquito da Dengue (Aedes Aegypti). O ponto de partida da operação foi o bairro de Santa Etelvina, Zona Norte, onde o governador Omar Aziz e o prefeito Amazonino Mendes estiveram pela manhã para o lançamento da ação, que marca a união de esforços do poder público e da sociedade na luta contra a Dengue.

O mutirão, junto com a "Operação Impacto de Combate à Dengue", da Prefeitura de Manaus, envolve cerca de 3.590 agentes públicos, entre servidores das áreas de limpeza e de saúde do Estado e Município, além de militares das Forças Armadas e do Corpo de Bombeiros. Duzentas caçambas e 40 pás carregadeiras estão atuando na coleta do lixo acumulado nos quintais das casas, terrenos baldios e logradouros públicos.

A primeira casa visitada em Santa Etelvina foi a do marceneiro Josivaldo da Silva Costa, o "Bigode", na rua 7 de Maio. No quintal, onde funciona uma marcenaria, foram detectados detritos e objetos como latas, garrafas e sacos plásticos, que podem servir de criadouros para o mosquito. O marceneiro afirmou que aprova a ação do Governo e da Prefeitura e disse que, assim como ele, todos devem colaborar fazendo a sua parte.  

Segundo o governador, foi feito um planejamento para que em 15 dias todos os bairros de Manaus recebam o mutirão de limpeza. A operação deverá se repetir durante todo o período de chuva, que costuma ir até o mês de maio. Cerca de 190 "amarelinhos" da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e mais 200 garis da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) estão atuando nos serviços de limpeza. Dois dias antes da passagem do mutirão, um carro-volante avisará a comunidade, orientando as pessoas a limparem seus quintais e colocarem o lixo na frente de casa para que seja recolhido, no momento da limpeza das ruas.

"Tanto o prefeito quanto eu estamos preocupados com essa situação. A dengue tipo 4 é uma realidade. Estamos fazendo o monitoramento dos casos, que  deve  ser permanente. Ao mesmo tempo, todos nós, Governo e sociedade, temos que fazer a nossa parte. A gente faz um apelo à população e à imprensa, para que nos ajude nessa mobilização", disse o governador.

O prefeito Amazonino Mendes ressaltou a estrutura organizada para o mutirão. "Não há em nenhuma cidade brasileira algo parecido com o que estamos fazendo, uma integração perfeita do Governo e Prefeitura, na ação mais concreta possível, no combate à dengue". Segundo ele, o Amazonas tem a melhor tecnologia de combate à dengue no Brasil. "Temos tudo para debelar este mal. Resta, agora, cada um fazer a sua parte, porque é uma ação que vai depender da consciência de todos. Qualquer lata cheia de água, pneu, pode ser motivo para que o mosquito prolifere. A nossa preocupação aqui é maior, por conta da dengue tipo 4, que vem da Venezuela, por Roraima", disse Amazonino 
Combate ao mosquito – O mutirão envolve, ainda, a intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que já vêm sendo realizadas regularmente pelos órgãos de saúde do Estado e do Município, como fumacê e aplicação de biolarvicida. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), os 1.200 agentes de endemia da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e os 1.800 Agentes Comunitários de Saúde, da Prefeitura, que já fazem parte da "Operação Impacto", vão atuar junto aos agentes de limpeza, bem como os 200 militares do Exército e do Corpo de Bombeiros. "O mosquito é natural dessa região e de novembro a maio se prolifera devido à chuva. Por isso, é importante evitarmos os criadouros", disse o secretário Estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), durante o mutirão de limpeza, a borrifação será feita com a utilização de 10 veículos (UVBs motorizadas) e, em áreas de mais difícil acesso, por meio de UVBs portáteis costais, operados por agentes de endemias. Agentes de saúde e militares também vão reforçar junto à população as informações sobre a doença e as formas de prevenção, indo de casa em casa. "Estamos empenhados tanto nas ações de prevenção, quanto na adoção de medidas para garantir a assistência aos pacientes com dengue", afirmou o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato.

A primeira fase do mutirão, que vai até quinta-feira (03), acontece na Zona Norte.  No período, além do Santa Etelvina, o mutirão alcançará também a União da Vitória, Agnus Dei, Santa Tereza, Vitória Régia, Novo Millenium, Colônia Terra Nova (I, II e III), Jesus Me Deu, Santa Marta, Jardim Fortaleza e Comunidade Vera Cruz, na zona Norte.

Campanha – Para mobilizar a sociedade será feita uma campanha na mídia, além da produção de cartilhas que serão entregues nas escolas. As secretarias de Educação do Estado (Seduc) e do município (Semed) farão o trabalho de conscientização dos estudantes a partir do início do ano letivo.

Operação Impacto – Além do mutirão de limpeza, o combate à dengue prossegue com a "Operação Impacto", em todas as zonas da cidade, por meio da qual já foram inspecionados 99.092 imóveis. Em sete semanas de trabalho – as ações tiveram início em 14 de dezembro –, os agentes da operação já eliminaram 95.764 depósitos que serviam de criadouro do mosquito Aedes Aegypti  e realizaram o tratamento (com larvicida) de outros 11.743.

A "Operação Impacto" inclui ações de controle vetorial, busca ativa e bloqueio de casos suspeitos da doença, além de atividades de educação em saúde em escolas, empresas e outros espaços comunitários. Até o encerramento da operação, previsto para o final de março, a meta da Prefeitura é inspecionar 392.882 imóveis, em todas as zonas da cidade.

Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)