Governo do Amazonas finaliza preparativos para o Carnaval 2011

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Estado montou um grande esquema de segurança, saúde, trânsito e estruturas físicas para os eventos públicos do Carnaval 2011 que, de acordo com estimativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), deve receber um público superior a meio milhão de pessoas ao longo de todo o período carnavalesco. Com o tema “Alegria... Alegria”, a programação carnavalesca deste ano foi aberta com o Shopping do Tururi, no Largo Mestre Chico, que vai até o dia 06 de março, sempre às 20h.

A agenda, gratuita, segue no dia 27, quando ocorre o Desfile de Fantasias e o Baile de Fantasia Mirim, às 18h, no Palacete Provincial e na Praça Heliodoro Balbi, localizados no Centro da cidade. Para os dias 03, 04 e 05 de março, a partir das 20h, estão marcados os desfiles das Escolas de Samba dos Grupos de Acesso B, A e Especial, respectivamente, no Centro de Convenções (Sambódromo). No terceiro dia, o centro também recebe, às 17h, o Desfile da Melhor Idade.

Segundo o titular da SEC, Robério Braga, pelo menos 120 mil foliões passarão pelo último dia dos desfiles das agremiações. Por conta disso, a área da Vila Olímpica será disponibilizada para estacionamento de veículos nas três noites. A programação continua no dia 06 de março com o Concurso de Fantasia Adulto, com início às 19h, no Largo São Sebastião. Encerrando o calendário, nos dias 07 e 08, segunda e terça-feira, é a vez do Carnaboi no Sambódromo.

O secretário informou que não será proibida a venda de bebidas e alimentos no entorno do Sambódromo e do Largo Mestre Chico durante os eventos carnavalescos. No entanto, Robério Braga recomenda que os vendedores ambulantes estejam atentos às exigências da Vigilância Sanitária, sob pena de multa e apreensão de produtos em más condições higiênicas.

Estão envolvidos na operacionalização do Carnaval 2011 diversos órgãos municipais e estaduais, tais como Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Militar, Polícia Civil, Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur) e as Secretarias de Estado da Saúde (Susam) e Infraestrutura (Seinf).

Segurança




O GGI, coordenado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, integrará todas as instituições do Governo do Estado e das prefeituras municipais para garantir maior segurança aos foliões durante os eventos carnavalescos tanto na capital quanto no interior. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Umberto Ramos, somando o efetivo de todas as instituições do Estado e dos municípios, inclusive do interior, cerca de 5 mil pessoas estarão trabalhando em prol de um carnaval de paz e tranquilidade.

No Sambódromo, para o desfile das Escolas de Samba e Carnaboi, serão 800 policiais militares, por noite, da Cavalaria, Canil, Rocam, Raio e Batalhão Ambiental. Todas as unidades da Polícia Civil, especializadas e Distritos Integrados (DIP), estarão de prontidão 24 horas com efetivo reforçado. “Além do trabalho de policiamento ostensivo, junto ao cidadão, vamos empregar armamento não-letal, como as pistolas Taser e balas de borracha, e detector de metais nos perímetros montados pela Polícia Militar. Vamos usar o evento como treinamento para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, considerando a grande movimentação popular no Sambódromo”, disse o secretário.

O monitoramento por câmeras da movimentação de pessoas na área do Sambódromo e seu entorno é outra ferramenta importante que a Segurança Pública vai utilizar. Tudo será controlado pelo Centro de Controle das Operações (Ciops), com operadores se revezando noite na vigilância eletrônica de seis câmeras.

Ramos assegurou também que a fiscalização da Segurança Pública acontecerá também nos eventos das bandas e blocos, que devem seguir os procedimentos determinados por uma portaria que já está à disposição nas polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Detran e Manaustrans, além das secretarias estaduais e municipais de saúde e vigilância sanitária. Essas diretrizes serão publicadas no Diário Oficial do Estado ainda nesta semana.

A Polícia Militar definiu um plano de operações para atuar em três perímetros de segurança nos arredores dos locais de desfile no Sambódromo. De acordo com o comandante geral da PM, coronel Dan Câmara, o efetivo será de dois mil policiais.

Para cada um dos três perímetros de segurança, foram definidas estratégias de abordagem e barreiras. Nos perímetros ‘vermelho’ e ‘azul’, que correspondem às vias de acesso de maior fluxo para o Sambódromo (rua Loris Cordovil e avenida Constantino Nery) e à Avenida do Samba, serão adotadas barreiras de verificação.

Nos portões de acesso e interior do Sambódromo – perímetro ‘verde’– estarão reunidos a maior parte do efetivo policial. Segundo Dan Câmara, os policiais realizarão uma triagem rigorosa nesses pontos para evitar a entrada de armas e objetos de metal que possam ameaçam a segurança dos brincantes.

Para prevenção de acidentes envolvendo fogo, salvamentos e controle de pânico, o Corpo de Bombeiros terá atividades ao longo de todo o período carnavalesco com atuação de 182 homens. Nas últimas semanas, os Bombeiros vem atuando com apoio logístico às equipes de trabalho responsáveis pela montagem de estrutura e alegorias no Sambódromo.

Estarão fixas no Sambódromo duas viaturas de unidade de resgate para atendimento pré-hospitalar e motocicletas. Ao mesmo tempo, deverão ser intensificadas ações preventivas contra acidentes de trânsito nas rodovias da capital, na Praia da Ponta Negra e na Praia da Lua, a 23 quilômetros de Manaus.



Saúde




A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) montará um posto de saúde no Sambódromo para o atendimento de pequenas urgências durante os desfiles das Escolas de Samba e o Carnaboi, entre os dias 03 e 07 de março. Além da unidade, duas ambulâncias, com equipes médicas, estarão de plantão no local e serão utilizadas para remoção de pacientes graves.

O Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) Alvorada será a unidade de referência para o atendimento de média complexidade e os pacientes com quadros mais graves, como traumatismo ou que necessitem de cirurgias mais complexas serão removidos para os Pronto-socorros 28 de Agosto ou João Lúcio, dependendo do caso.

Durante o período do Shopping do Tururi, no Largo do Mestre Chico, a Susam também estará com uma ambulância de suporte básico e uma equipe de plantão. O atendimento é feito diariamente das 19 às 0h.

Equipes de saúde também darão suporte às Bandas da Bica e da Difusora, que ocorrem neste sábado (26), ao Concurso de Fantasias e Baile Infantil, que será realizado no Palacete Provincial, no domingo (27) e ao Concurso de Fantasias, no dia 06 de março, no Largo de São Sebastião.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)