Campanha “Todos Contra a Dengue” vai envolver cerca de 600 mil pessoas, segundo estimativa do Governo do Estado

Em Destaque
Por -
0
61 órgãos do Governo do Amazonas estão envolvidos no dia de mobilização da campanha nesta sexta-feira, dia 25
        
Os 61 órgãos do Governo do Estado estão envolvidos na programação para o dia de mobilização da campanha "Todos contra a Dengue", marcado para esta sexta-feira, dia 25 de fevereiro. A convocação foi feita pelo governador Omar Aziz, no último domingo, durante visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A meta é envolver mais de 600 mil pessoas, entre alunos da rede estadual e municipal de ensino, servidores públicos estaduais e municipais, movimentos sociais, igrejas, escolas de samba, sindicatos e demais segmentos da sociedade civil organizada, numa grande campanha de combate à dengue.
        
"Queremos envolver todos os órgãos públicos neste dia. Os servidores e os estudantes serão os principais agentes multiplicadores. Cada um atuando junto ao seu público interno e externo, numa grande corrente contra a dengue", disse o governador Omar Aziz, idealizador do movimento. Segundo ele, a guerra contra o mosquito da Aedes aegypty só será vencida com o envolvimento de toda a sociedade. "Precisamos que as informações cheguem a todos os cidadãos. Cada servidor, cada estudante, vai se responsabilizar em levar a mensagem aos seus familiares e vizinhos. Também haverá movimento em pontos estratégicos da cidade", ressaltou Omar, ao lembrar que o Governo do Estado, junto com as prefeituras dos municípios sob risco de dengue estão realizando mutirões de limpeza para combater o mosquito.
        
De acordo com o secretário de Governo, George Tarso, a mobilização na esfera estadual começou na segunda-feira, dia 21, quando todas as secretarias, fundações e demais órgãos foram convocados a organizar sua programação própria. "Cada um ficou livre para montar suas atividades de conscientização. Eles estão recebendo o material educativo para trabalharem a campanha com o seu público interno e externo (servidor, familiares, vizinhos e prestadores de serviço)".
        
Foram confeccionados mais de 3 milhões de unidades de material informativo – 2 milhões de flyers, um milhão de praguinhas, 50 mil adesivos de carros, 5 mil pirulitos, 2 mil cartazes e mil faixas. O material com informações de como combater o mosquito da dengue, orientações sobre sintomas e cuidados em relação à doença começou a ser entregue aos órgãos e demais participantes da campanha nesta quarta-feira, dia 23.
        
Mobilização – De acordo com George Tarso, o núcleo da mobilização será dividido em escolas estaduais e municipais, com envolvimento de mais de 500 mil pessoas, entre estudantes e professores. A Secretaria Estadual de Educação vai mobilizar cerca de 530 mil estudantes da capital e do interior, além de professores de 550 escolas. Cada escola fará sua programação, incluindo passeatas com a participação de fanfarras, apresentação de vídeos e palestras e outras atividades educativas, envolvendo alunos e a comunidade do entorno.
        
Cerca de 400 alunos do programa Jovem Cidadão, coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), participam, a partir das 7h30 desta sexta-feira, de panfletagem na frente das escolas estaduais Josué Cláudio de Souza, no bairro Coroado, e Vasco Vasques, no Jorge Teixeira, zona Leste. De acordo com a coordenadora técnica e pedagógica do Jovem Cidadão, Cassandra Elia Braule Pinto, a concentração dos alunos acontecerá pela manhã e, em seguida, eles vão percorrer as principais ruas do entorno das escolas estaduais, nos bairros Coroado e Jorge Teixeira, visitando os moradores de casa em casa, entregando panfletos, cartazes e informativos .
        
A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) vai concentrar as atividades nas unidades de saúde, onde os usuários e o público interno receberão o material informativo da campanha de combate à dengue. O Hospital Francisca Mendes, por exemplo, vai intensificar suas ações educativas focada nos 504 funcionários da instituição, estendendo-se aos familiares. A cada duas horas, será exibido um vídeo informativo do Ministério da Saúde, com apoio da FIOCRUZ, sobre a doença e suas formas de prevenção, para os grupos de funcionários de cada setor. Também será feito um mutirão de limpeza ao redor do hospital, pelos colaboradores da limpeza e higienização. Para chamar atenção dos pacientes que utilizam o ambulatório, o Hospital Adriano Jorge realizará, por meio do projeto Amigos da Saúde, palestras informativas sobre a doença de forma interativa com usuários.
        
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) realizará abordagens em 19 supermercados, onde haverá panfletagem e adesivagem de carros. Também vai participar de mobilização de outros órgãos nas áreas próximas a igarapés. Ao lado da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a fundação vai participar de um grande mutirão de limpeza, conscientização e combate ao mosquito em várias escolas das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste e seus entornos. A Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário  (Idam) irão realizar atividades nas feiras e junto a produtores rurais. A Secretaria de Cultura (SEC) vai mobilizar as escolas de samba e movimentos culturais.
        
Movimentos sociais – A ação dos movimentos sociais e populares na campanha de combate à dengue está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Articulação de Políticas Públicas (Searp), que mobilizou as lideranças de 166 movimentos desde o início deste mês e, a partir desta quinta-feira, visitará algumas sedes para a entrega de material da campanha de combate à dengue. Na sexta-feira, na sede da secretaria, haverá um ciclo de palestra com servidores do órgão e com lideranças de movimentos do interior do estado.

        
A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) irá concentrar as atividades do dia de mobilização nas áreas do Prosamim, nos Igarapés 13 de Maio, Sapolândia, Bindá, Cachoeirinha, Franco, Santo Agostinho e Bombeamento, no sentindo de informar, sensibilizar e conscientizar a população dessas áreas para o combate à dengue. Cerca de 50 pessoas do órgão, das construtoras que atuam nas obras dessas áreas estarão envolvidas na ação. A Seinf já vem realizando atividades de conscientização junto às empresas contratadas.

Veja como será a campanha nos demais órgãos

O Sistema SDS (SDS, IPAAM e ADS) realizará a partir desta quinta-feira, 24, às 14h, palestra sobre dengue ministrada por profissionais da  Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), com o objetivo de ampliar os conhecimentos e multiplicar as informações. Na sexta-feira, dia 25, colaboradores estarão divididos entre áreas do bairro Parque 10 e Bola do Eldorado, das 8h às 12h, distribuindo panfletos. Quem também vai colocar o "bloco na rua" nesta sexta-feira é a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). A partir das 14h, quando encerra o atendimento ao público, um grupo de servidores vai panfletar na Constantino Nery.

A  Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Amazonas (Arsam) vai aproveitar  os fiscais do serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros  para distribuição do material da campanha durante as fiscalização de itens de segurança dos veículos que transitarem entre municípios. O material será distribuído nos ônibus que saem da capital pela Rodoviária e nos pontos de fiscalização da BR-174 e AM-010, do Careiro da Várzea, do Cacau Pirera e Rio Preto da Eva. Os engenheiros da Diretoria Técnica de Concessões e Regulação da Qualidade, responsável pela fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade farão visita a seis bairros, nas zonas norte e leste, onde também irão distribuir material.

A AMAZONASTUR fará campanha de sensibilização para funcionários de hotéis, agências, restaurantes, aeroporto e porto, além da distribuição de material de divulgação nas áreas operacionais dos equipamentos turísticos. As ações também alcançarão entidades pertencentes à Comissão de Turismo Integrado (CTI) e outros parceiros, a exemplo da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH/AM), Associação Brasileira das Agencias de Viagens (ABAV/AM), entre outros.

A Vila Olímpica de Manaus vai fazer mobilização interna com servidores e panfletagem, das 6 às 18 horas, na portaria, visando atingir o público externo e usuários que frequentam as dependências para as caminhadas e outras atividades. Além disso, vai colocar faixa na entrada do complexo, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, no Ginásio Renné Monteiro e enviar carta circular a todos os gerentes da Secretaria e Centros de Convivências para realizem mobilização interna com líderes e liderados.

Os servidores e colaboradores do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) estarão envolvidos na campanha de conscientização junto ao público interno e externo das seis unidades da capital (São José, Cidade Nova, Compensa, Alvorada, Porto e Educandos) e dos dois PACs do interior (Manacapuru e Parintins). Haverá panfletagem e adesivagem em frente e no interior das unidades.

As equipes de fiscais do Ipem/AM que atuam nas ruas de Manaus estarão realizando além de suas atividades de rotina, a panfletagem e sensibilização, para prevenção da dengue. As atividades também serão na sede do órgão.

De acordo com o Gerente de Logística da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), Luiz Carlos Queiroz de Oliveira, a instituição já tomou, antecipadamente, algumas precauções no combate à dengue, como a limpeza do terreno da sede para verificação e eliminação de possíveis focos do mosquito, realizou furos nas lixeiras externas para não acumular água e, no último dia 18 de fevereiro fez fumacê e detetização em todas as dependências da instituição. Nesta sexta-feira, será feita uma mobilização interna junto aos colaboradores com o material da campanha, cedido pelo governo, para conscientização sobre a prevenção da dengue de modo que todos se tornem disseminadores das informações nos locais onde moram.

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) disponibilizará 80% de espaço no site, blog, twitter e facebook à divulgação de informações sobre dengue:  formas de prevenção, propagação, sintomas, atitude pós-sintoma, diagnóstico, e, acima de tudo, o comprometimento de cada cidadão como protagonista de ações para proteger-se da doença. Serão informações de fácil compreensão, com ilustração, incluindo dicas do que deve ser feito em caso dengue.

A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) realizará nesta sexta-feira, às 9h, palestra para servidores, além da distribuição do material da campanha. O Instituto de Terras do Amazonas (Iteam) inicia, a partir das 9h desta sexta- feira, distribuição do material da campanha a todos os servidores. A ideia é que cada servidor seja porta-voz das informações recebidas para 10 vizinhos. Haverá adesivagem dos veículos dos servidores

A Sociedade de Navegação Portos e Hidrovias (SNPH) vai colocar faixas na fila e no embarque das balsas no porto do São Raimundo e no Cacau Pirera. Agentes vão atuar na abordagem de usuários e distribuição de material educativo. Está previsto palestra nas balsas e divulgação de informações com megafone.

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA) vai realizar, às 9h, nesta quinta-feira, dia 24, palestras com todos os seus colaboradores. Além da palestra educativa, a companhia também realizará o controle vetorial, práticas educativas em saúde e ações de mobilização social junto aos seus colaboradores. As ações incluem escoamento de água parada, distribuição de panfletos informativos junto aos colaboradores e visitantes e intensificação de informações sobre como prevenir a dengue, por meio de cartazes afixados nas dependências da companhia. Na sexta-feira, 25, agentes de saúde da FVS farão inspeção no prédio da CIAMA em busca de focos do mosquito transmissor da dengue, em seguida, farão o fumacê.

A Defensoria Pública do Estado (DPE) realizará nas próprias unidades da instituição a distribuição do material de conscientização. Haverá faixas em frente aos núcleos descentralizados e adesivos nos carros dos funcionários. A ação não afetará o atendimento dos assistidos da DPE, que também serão alcançados com a campanha de conscientização.

O Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec) vai atuar na sexta-feira na distribuição de material informativo, em duas áreas da cidade, com locais a definir. Nestas localidades serão utilizadas duas barracas de atendimento emergencial da Defesa Civil do Estado, uma viatura e dez técnicos do Subcomadec, que irão abordar a população, alertando para os procedimentos que devem ser adotados para o controle dos focos do mosquito, além de fornecerem informações sobre os sintomas da doença.

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) está mobilizando mais de 1,1 mil funcionários da sede do órgão e dos seus 23 Centros de Convivência da Família (CCFs), do Idoso (Ceci), Centros Socioeducativos de Internação Masculina, Feminina, Semi-Liberdade e Liberdade Assistida; unidades da Rede de Proteção e Apoio à Mulher e ao Idoso, Casa Abrigo Jacamim, Shopping Popular, programas Prato Cidadão, SOS Cidadão, Ame a Vida, Jovem Cidadão e Criança Cidadã, para participarem nesta sexta-feira, 25, do Dia de Combate à Dengue. Haverá palestras em escolas, distribuição de materiais informativos nas atividades de Carnaval no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona Norte, nas ruas dos bairros Coroado, Jorge Teixeira, na zona Leste; Santa Etelvina, comunidades Santa Marta e Jesus Me Deu, zona Norte; Betânia, zona Sul, e São Raimundo, zona Oeste de Manaus. Na fachada das unidades, grandes faixas da Campanha "Todos Contra a Dengue" serão estendidas para orientar a população a denunciar focos do mosquito Aedes aegypt  e dúvidas sobre a doença pelo Disque-Dengue 0800-280-8280.
A Secretaria Estadual do Trabalho (SETRAB) vai distribuir material educativo e realizar palestras na sede do SINE-AM, que Atende 800 pessoas, em todos os PACs, cujo atendimento atinge 5 mil pessoas e nos departamentos de serviço público, como o NAE e a Central de Artesanato Branco e Silva.  A meta é atingir 20 mil pessoas, além  dos servidores. Uma varredura em todos os prédios do sistema do trabalho foi realizada esta semana e será repetida no dia 25, incluindo setores menos visitados, até os telhados para identificar possíveis depósitos de água parada.   A SETRAB fará também, com uma equipe treinada, uma visitação na área periférica de sua sede, de casa em casa, com orientação e com ações desde que permitida pelos moradores de cada local visitado.











Fotos: Roberto Carlos / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)