Campanha todos Contra a Dengue ganha ruas de Manaus

Em Destaque
Por -
0

         A campanha "Todos Contra a Dengue" ganhou as ruas de Manaus nesta sexta-feira, dia 25, em vários atos espalhados por toda a cidade. Pela manhã, o governador Omar Aziz, ao lado da primeira dama, Nejmi Aziz, e do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, participou do ato simbólico de abertura da campanha, na escola Dorval Varela Moreira, no conjunto Nova Cidade, onde estudantes de cinco escolas fizeram passeata nas ruas.  
         Logo pela manhã, alunos e professores de escolas públicas iniciaram as atividades com passeatas e atividades cívicas nas escolas e nos seus arredores. Durante todo o dia, servidores do Estado e do Município ocuparam espaços públicos, ruas e praças, numa grande cruzada contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que contou com a participação de movimentos sociais e da sociedade civil organizada.
         O governador Omar Aziz disse acreditar na força do povo, por isso fez a convocação geral. Segundo cálculos do Governo do Estado, a mobilização deveria envolver 900 mil pessoas. "Acreditamos que toda a população de Manaus, de alguma forma, recebeu ou vai receber nossas mensagens".
         Segundo o secretário Estadual de Educação, Gedeão Amorim, a campanha também se estendeu às escolas do interior do Estado. Somente a Secretaria Estadual de Educação possui cerca de 530 mil alunos matriculados nas 550 escolas da capital e do interior. "Cada criança vai chegar em casa e dizer que não pode acumular água em vasilhame, que tem que colocar areia nos vasos de planta e tapar as caixas d' água e camburões, evitar acúmulo de lixo", disse o governador, ao ressaltar que o esforço de todos deve ser permanente.
         Omar lembrou que o mosquito se prolifera na chuva e que o Amazonas tem as condições ideais para ele se desenvolver. "Tá chovendo todo dia, aumentando as chances de acumular água e formar criadouros", disse o governador. Segundo ele, o mutirão de limpeza, que vem sendo realizado junto com a Prefeitura de Manaus, vai manter-se enquanto durar o período chuvoso, que costuma ir até maio. Semana passada, o Governo do Estado repassou  R$ 5 milhões para os oito municípios com alto risco de dengue realizarem mutirões de limpeza.
         O secretário Estadual de Saúde, Wilson Alecrim, ressaltou os cuidados a serem tomados por quem contraiu a dengue. Ao menor sinal da doença – febre, dor nos olhos, manchas vermelhas na pele –  deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de casa, que está preparada para atender e prestar os esclarecimentos sobre como tratar os sintomas e evitar quadros graves. Além de medicamento para a febre que não contenha Ácido Acetil Salicílico (AAS), é importante evitar a desidratação, com água ou soro. "Só se deve buscar as unidades referência, como prontos-socorros, adulto e infantil, e a Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM), aqueles pacientes com sinais de gravidade – dor abdominal, vômitos constantes e alguma manifestação de sangramento".
         Segundo o secretário, diante do aumento crescente do número de casos de dengue, o Governo do Estado e a Prefeitura reforçaram o atendimento nas unidades de saúde. A Prefeitura ampliou o horário de atendimento, de 17h para às 22h, em 12 UBSs e, a partir da próxima semana, outras 9 unidades também devem aderir ao novo horário. Já a Susam aumentou o número de plantões nos prontos socorros, SPAs e unidades de referência. "Temos SPA que dobrou de 500 para mil o número de atendimentos por dia, por isso estamos reforçando o atendimento".  

Pontos de mobilização – A mobilização do "Dia D" contra a dengue aconteceu por toda a cidade. Cada órgão e escola tomou conta de uma área. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SDS), o Ipaam e a Agência de Desenvolvimento Sustentável fizeram campanha no Parque Dez e bairro União, zona Centro-Sul, ocupando a rotatória do Eldorado, com alunos da Escola Estadual Altair Severiano. O ouvidor geral, Mário Bastos, fez corpo a corpo com equipes do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e alunos de várias escolas da Cidade Nova, na avenida Noel Nutels.  

         No Parque Jeferson Perez, estudantes de várias escolas participaram de mobilização, com a presença do 9º Distrito Naval. Na zona Leste, a Polícia Militar mobilizou estudantes de escolas envolvidas nos projetos sociais da corporação, num ato de conscientização pelas ruas da Grande Circular.

         Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) também foram às ruas. Nos semáforos, localizados entre as avenidas Rodrigo Otávio e Tefé, foram distribuídos milhares de panfletos informativos. Também foram adesivados cerca de 1,5 mil veículos, entre motos, carros e ônibus. Os colaboradores fizeram exposição de placas e faixas da Campanha, com o número do Disk Dengue 0800 280 8280.

         O Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec) mobilizou seus funcionários no cruzamento das avenidas Carvalho Leal e Codajás, no bairro Cachoeirinha para entrega do material da campanha contra a dengue. Eles também fizeram abordagens em ônibus do transporte coletivo. Os servidores da Amazonastur se dividiram em equipes com a meta de visitar pelo menos cem hoteis da cidade, levando flyers, cartazes, banners e adesivos. O Corpo de Bombeiros também fez a sua mobilização, com o trabalho de borrifação em cinco escolas das zonas norte e leste.

Ações alcançam todos os igarapés do Prosamim

A mobilização de combate à dengue alcançou os igarapés onde há intervenção do Prosamim. Sapolândia, no Alvorada; Igarapé de Santo Agostinho; do Franco e Bombeamento, na Compensa; igarapé do Bindá; 13 de Maio e  Colônia Oliveira Machado ficaram sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf). Enquanto no Quarenta, Cachoeirinha, igarapé da Freira, de São Francisco e nos do Centro quem atuou foi a Unidade Gestora do Programa (UGPI-Prosamim).
         
 Durante todo o dia,  a equipe do Prosamim  levou orientação à famílias e às pessoas que transitaram pela adjacência dos igarapés. Com a ajuda de moradores, foram identificados casos de dengue e terrenos baldios que estão contribuindo para proliferação do mosquito. A ação contou com a parceria dos 700 trabalhadores da construtora Andrade Gutierrez que atuam nos canteiros de obra.

A Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, acompanhou a ação nos igarapés sob a supervisão da Seinf e nas imediações da secretaria, onde equipes distribuíram material informativo e adesivaram carros.

         "Nosso trabalho no campo da prevenção da dengue , assim como as demais secretarias e órgãos do Governo do Estado, não se resume à campanha, que procura despertar na sociedade a urgência por uma tomada de atitude frente a esta doença; nós já estávamos em campo, com a realização de palestras e vamos continuar trabalhando, por exemplo, nos canteiros de obra para evitar a proliferação do mosquito", disse a secretária.





Fotos Chico Batata / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)