Ipem vai intensificar ações em 2011

Em Destaque
Por -
0
Alinhado à política de gestão pública implementada pelo governo do Estado do Amazonas, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem/AM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), vem marcando sua gestão pela busca contínua da melhoria dos serviços prestados à sociedade amazonense.

Com um crescimento de 4.284,40% da sua atividade no ano de 2010, em relação ao ano de 2002, na área de Metrologia Legal, e de 2.135,59% na atividade de fiscalização de produtos da área da Qualidade Industrial, o Ipem/AM hoje atua nos 62 municípios do Amazonas.
“Nosso foco tem sido a satisfação dos cidadãos, usuários diretos e indiretos dos nossos serviços”, declara a diretora-presidente do Ipem/AM, Ana Eunice Aleixo. “Esse crescimento foi conquistado ao longo dos anos. Em 2002, os fiscais do instituto só atendiam a 39 municípios, hoje, atendemos aos 62”, complementa a diretora.



O instituto atua nas áreas de Metrologia Legal e Qualidade Industrial, através do Programa de Fiscalização Metrológica, é integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial (RBMLQ-I). Assim, executa fiscalização em instrumentos de pesar e medir utilizados em atividades comerciais, bem como na fiscalização de produtos de conformidade avaliada.



Áreas de atuação

Na área de Metrologia Legal, o Ipem/AM atende ao tripé: Saúde, Segurança e Meio Ambiente, e fiscaliza balanças, bombas medidoras de combustíveis líquidos, taxímetros, medidores de energia elétrica, medidores de velocidade (radares), etilômetros (bafômetros), esfigmomanômetros (aparelhos de medir pressão) e balanças médicas.

Na área de Qualidade Industrial são fiscalizados: produtos têxteis, pneus, barras e fios de aço, brinquedos, preservativos, extintores de incêndio, capacetes, mamadeiras, fios e cabos elétricos, disjuntores, interruptores, embalagens plásticas para álcool e isqueiros, dentre outros.



Metrologia Legal

Em 2010, foram fiscalizados 664.238 instrumentos (balanças, bombas, taxímetros etc.), em todo o Estado. Hoje, o Ipem/AM atua também no Polo Industrial de Manaus (PIM), verificando balanças e medidores de energia.

Este ano (2010), foram examinados 12.369 produtos pré-medidos (conjunto de todos os produtos que são medidos e embalados na ausência do consumidor), e dentre esses produtos estão: café, açúcar, papel higiênico, refrigerante, resma de papel etc.



Qualidade Industrial

Os números alcançados hoje mostram um decréscimo nas apreensões e interdições de produtos de consumo, da área de Qualidade Industrial. Em 2010, apenas 115 produtos foram apreendidos, contra 5.642 apreendidos em 2002, sendo que este ano foram fiscalizados 2.028.757 produtos e em 2002, apenas 90.748 unidades.

“Aumentamos nossa eficiência e reduzimos a incidência de infrações no comércio”, comenta Ana Aleixo, lembrando que dentre as estratégias usadas pelos fiscais do Ipem/AM, em serviço, está em primeiro lugar a função educativa, para somente depois ocorrerem as punições. “Com atividades de capacitação do nosso pessoal e aproximação com a sociedade, conseguimos sensibilizar o comércio, da importância de se adequar e cumprir as normas”, reconhece a diretora.



Capacitação

Como estratégia, para o alcance de resultados positivos, o Ipem/AM intensificou suas ações de capacitação aos recursos humanos. Em parceria com outras instituições em nível estadual como a Secretaria de Estado de Administração e Gestão do Amazonas (Sead) e Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan) e, em nível federal, com o Inmetro, foram realizados em 2010 mais de 40 eventos de capacitação.

Profissionais da área técnica participaram de treinamento em Manaus e em outros Estados. O Amazonas também sediou vários treinamentos da RBMLQ-I, para técnicos de outras regiões do Brasil.

“Somos referência na região Norte, na oferta de alguns serviços, dentre esses está a arqueação de tanques”, declara Ana Aleixo, lembrando que esse serviço é realizado por técnicos do Ipem/AM, para empresas de outros Estados.



Conquistas e melhorias



Para melhorar o resultado de suas ações , o Ipem/AM investiu na melhoria de seus processos e conquistou em 2008 a Certificação IS0 9001:2008, da Qualidade. Assim como também alcançou duas medalhas no Prêmio Qualidade Amazonas (PQA), em dois anos seguidos, 2007 e 2008.

“Essas conquistas são resultado de investimentos feitos pelo Governo do Estado, e do envolvimento dos recursos humanos, nos processos institucionais. Identificamos as demandas, melhoramos nossos processos, e realizamos o serviço necessário”, atribui a diretora, a esses fatores, o resultado alcançado.



Metas para 2011

Para 2011, o Ipem/AM, mantém o foco no fortalecimento da qualidade da prestação de seus serviços, para a sociedade amazonense, e na busca pela sustentabilidade institucional. Assim, intensifica as parcerias com instituições de ensino, pesquisa e com a iniciativa privada, com o intuito de gerar novas tecnologias relacionadas à Metrologia Legal e Científica.

A construção de um Centro Tecnológico (Projeto CTec) está programada para 2011. A primeira etapa desse projeto envolve a implantação de um Posto de Verificação de Caminhões que transportam produtos perigosos e ensaios metrológicos em cronotacógrafos (instrumento que registra velocidade, tempo e distância percorrida por um veículo em seu deslocamento).

A segunda fase do Projeto CTec envolve a construção de laboratórios que vão tornar o Ipem/AM, referência no Norte do país, nas áreas de Metrologia Legal, P&D e inovação tecnológica. “Consideramos iniciado o Projeto CTec, com a realização da licitação, que aconteceu ainda no final de 2010, para a construção do Centro Tecnológico, já em 2011”, confirma Ana Aleixo.

Além do Projeto CTec, que vai viabilizar condições, para sustentabilidade da instituição, o Ipem/AM tem como metas para 2011, a fiscalização de 32 mil instrumentos, já existentes no comércio e na industrial do Amazonas. Por outro lado, está prevista também a fiscalização de 620 mil novos instrumentos, tendo em vista a produção de medidores de energia elétrica e balanças, a serem produzidos pelo PIM.

Na área de Qualidade Industrial está prevista para o ano que vem, a fiscalização de 2.700.000, o que representa um crescimento de 198,92%, em relação ao ano de 2006, ano em que foram instituídas essas fiscalizações.



Envolvimento da sociedade

“Hoje, o consumidor está mais atento na hora de adquirir um produto, isso faz com que ele exija qualidade e segurança, e essa confiabilidade é atestada, através das fiscalizações realizadas por técnicos do Ipem/AM”, avalia a Ana Aleixo.

Para estreitar essa relação com o consumidor e melhorar seus serviços o Ipem/AM disponibiliza uma Ouvidoria, que atende gratuitamente pelo número 08000-922020, no horário das 8h às 16h30min, de segunda à sexta-feira.

“Realizamos também em parceria com outras instituições, ações educativas de sensibilização de adultos e crianças, para o consumo consciente, e essas atividades serão continuadas e intensificadas, no decorrer de 2011”, assegura a diretora.

Além das fiscalizações diárias, estão programadas para o próximo ano, operações especiais, que ocorrem independente das atividades de rotina, e têm como característica a fiscalização intensificada de produtos pré-estabelecidos, geralmente, muito consumidos em determinadas épocas do ano, como é o caso da Operação Especial Volta às Aulas, que deve começar em meados de janeiro.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)