Governador Omar Aziz e o vice José Melo são empossados no Teatro Amazonas

Em Destaque
Por -
3
O governador do Amazonas, Omar Aziz, e seu vice José Melo tomam posse neste sábado, dia 1º de janeiro de 2011, em cerimônia realizada no Teatro Amazonas. Omar, que assumiu o cargo de governador no último mês de março, com a renúncia do então governador e senador eleito Eduardo Braga, foi reeleito dia 03 de outubro para mais quatro anos de governo.



A solenidade de posse é um ato da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), que na ocasião transfere a sede para o Teatro Amazonas. Omar Aziz e José Melo serão empossado pelo presidente da ALE, Belarmino Lins, em cerimônia marcada para às 17h.



A solenidade de posse terá duração de uma hora. O roteiro montado pela organização do evento prevê a chegada do governador Omar Aziz, acompanhado da primeira-dama Nejmi. No Teatro, o casal será recebido pelo presidente da ALE, deputado Belarmino Lins, e esposa. Da mesma forma, o vice-presidente da ALE, deputado Ricardo Nicolau, receberá o vice-governador eleito, José Melo, ao lado da esposa. Em seguida, Omar receberá os exórdios, honras prestadas por tropas militares posicionadas no hall do Teatro, até ser conduzido a uma sala reservada.

A mesa que dará posse ao governador e vice eleitos será composta por líderes e representantes do Poder Judiciário, Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), TCE (Tribunal de Contas do Estado), Prefeitura de Manaus, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Câmara Municipal de Manaus, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Arquidiocese de Manaus, Exército, Marinha e Aeronáutica. A solenidade será aberta com execução do hino nacional pelo Coral do Amazonas, sob regência do maestro Moisés Rodrigues.



Durante a cerimônia, governador e o vice farão o juramento de manter, defender e cumprir as constituições estadual e federal, em respeito às leis do país. Encerrado o rito, Omar Aziz fará o primeiro discurso do novo mandato como governador do Amazonas. Em seguida, o presidente da ALE declara encerrada a solenidade de posse. Num segundo momento, ocorrerá a cerimônia de posição das faixas e, posteriormente, entrevista à imprensa.

Cerca de 700 pessoas devem comparecer a solenidade de posse. Entre elas, familiares, autoridades civis e militares. Além destas, outras 300 pessoas estarão trabalhando diretamente na operacionalização do evento nas mais diversas áreas: segurança, cerimonial, comunicação, som, iluminação entre outras.



Perfil do governador Omar Aziz

O engenheiro civil Omar José Abdel Aziz assumiu o Governo do Amazonas no dia 31 de março de 2010, em substituição ao então governador Eduardo Braga, que renunciou para concorrer a uma vaga no Senado Federal. Juntos, Braga e Omar foram eleitos governador e vice, respectivamente, por duas vezes consecutivas, em 2002 e 2006. Em 3 de outubro de 2010, Omar foi reeleito governador mais votado da história do Estado, com 63,9% da preferência dos eleitores, para mais quatro anos de mandato.



Trajetória



Omar Aziz nasceu em 13 de agosto de 1958, na cidade de Garça, interior de São Paulo, onde viveu os primeiros anos da sua infância. Filho de pai palestino e mãe brasileira, é o mais velhos dos seis filhos do casal Muhamad e Delfina Aziz. Em 1966, aos 8 anos de idade, mudou-se com a família para a cidade de Ancash, no Peru e em 1971, após sobreviver a um terremoto naquele país, a família resolve instalar-se em Manaus.



Ex líder estudantil nos anos da Ditadura Militar, Omar Aziz iniciou sua carreira política no começo da década de 80, como diretor do Centro Acadêmico de Engenharia da Ufam. Participou ativamente de vários movimentos visando a redemocratização do País, entre eles o das “Diretas Já”. Assumiu a direção da Fundação de Desenvolvimento e Apoio Comunitário (Fundac), em 1987, seu primeiro cargo na vida pública.

Foi eleito vereador na cidade de Manaus por dois mandatos consecutivos (1988 e 1992), sendo no último deles o mais votado, quando assumiu a presidência da Câmara Municipal. Foi também deputado estadual mais votado (1994) e vice-prefeito em duas ocasiões, quando acumulou o cargo como secretário municipal de Obras, sendo responsável pela execução das maiores obras viárias, até então, implantadas na cidade. Em 2001, esteve à frente da Secretaria de Segurança Pública, ocasião em que pôs em prática um arrojado plano de combate à criminalidade, mas não deixou de atuar na prevenção e recuperação de jovens em situação de risco social, criando o premiado programa Galera Nota Dez.

Desincompatibilizou-se em abril de 2002 para concorrer ao cargo de vice governador. No dia primeiro de janeiro de 2003 foi empossado, junto com o então governador eleito Eduardo Braga. Em 2006, foi reeleito, ao lado de Eduardo Braga.

Filiado ao Partido da Mobilização Nacional (PMN), Omar Aziz é presidente regional do partido. É casado com Nejmi. O casal tem quatro filhos. Omar teve ainda uma filha do primeiro casamento, Mayara, já falecida.

Perfil do vice-governador José Melo

José Melo de Oliveira é economista, formado pela Universidade do Amazonas (hoje Universidade Federal do Amazonas). Foi eleito vice governador ao lado do governador Omar Aziz, no dia 3 de outubro de 2010.

José Melo iniciou sua trajetória na iniciativa privada, mas a sua história de vida está relacionada à educação e à carreira política. Foi eleito deputado federal duas vezes, em 1994 e em 1998. Em 2002, foi eleito Deputado Estadual. Na Assembleia Legislativa do Amazonas, foi presidente das Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação e membro de várias comissões. É filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)

Professor José Melo, como é conhecido publicamente, iniciou a vida pública em 1967, lecionando História no Ginásio Estadual Estelita Tapajós. Também lecionou na antiga Escola Técnica Federal do Amazonas. Entre 1970 e 1984, atuou na Universidade do Amazonas, em várias funções, entre elas as de datilografo e de Diretor do Departamento de Educação e Desportos, foi Interino na Sub Reitoria para Assuntos Acadêmicos, membro do Conselho Universitário e Assessor para Assuntos Acadêmicos. Foi, ainda, membro da equipe que elaborou o processo de reconhecimento de 18 cursos da universidade.

Entre 1984 e 1987, foi delegado do Ministério da Educação e Cultura. De 1989 a março de 1991, foi secretário de Educação e Cultura do Estado do Amazonas. Entre 1993 a março de 1994, foi secretário Municipal de Educação de Manaus. Em 1995, voltou a assumiu a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Desportos do Amazonas. Também esteve à frente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas, da Secretaria de Estado de Coordenação do Interior (Seint). Entre 2005 e 2006, foi presidente da Sociedade de Navegação Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH). Ainda em 2006, assumiu a Secretaria de Governo do Amazonas (Segov), onde esteve no comando até abril de 2010, quando se desincompatibilizou para concorrer à vaga de vice-governador.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

3Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. O PREFEITO ARNALDO MITOUSO É O CONVIDADO DE HONRRA DO GOVERNADOR OMAR AZIZ, E AMANHA PELA MANHA O PREFEITO ARNALDO MITOUSO ESTARA VIAJANDO A MANAUS PARA PARTICIPAR DA POSSE DO GOVERNADOR QUE ALEM DE SER DO SEU PARTIDO TAMBEM É SEU AMIGO PESSOAL.

    UM AGRAÇO A TODOS E FELIZ 2011

    ResponderExcluir
  2. O povo de coari agora vai ficar de olho na pessoa do governador e do vice pois vamos ver se com todo esse perfil dessas nossas autoridades e o que foi dito em comicio pelo professor Melo vai se realizar.Feliz 2011,saude e sucesso a todos.

    ResponderExcluir
  3. ADAIL E SR RODRIGO TA NA HORA DE VOCES CHEGAREM JUNTO DO GOVERNADOR E DO VICE E PEDIR UMA AJUDA, DIANTE DESSE CAOS QUE COARI ESTAR PASSANDO AFINAL O OMAR E DO MESMO PARTIDO DO SR ARNALDO,E ASSIM COMO ADAIL E SR RODRIGO AJUDARAM E MUITO A CANDIDATURA DO OMAR AGORA E A VEZ DO OMAR E MELO AJUDAR COARI.
    S O C O R R O O O O O O!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
Postar um comentário