Lula chega a Manaus para inaugurar usinas a Gás Natural e Conjunto Cidadão XII‏

Em Destaque
Por -
0


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Manaus nesta sexta-feira, dia 26, para mais um compromisso de inaugurações de obras realizadas em parceria com o Governo do Estado. Ao lado do governador Omar Aziz, Lula participa da cerimônia de inauguração do Parque Termelétrico a Gás do Amazonas, solenidades que marca o início da geração de energia elétrica a gás natural na Região Norte. O evento será, às 16h, na Usina Termelétrica Tambaqui, na avenida Solimões, no Mauazinho, zona Sul. Em seguida o presidente segue com o governador até o bairro de Santa Etelvina, zona Norte, para inaugurar o conjunto residencial Cidadão XII, com 800 casas populares.



Lula, que em novembro do ano passado veio à cidade para inaugurar o Gasoduto Coari-Manaus, desembarca no aeroporto internacional Eduardo Gomes, às 15h, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e segue direto para a Usina Termelétrica Tambaqui, onde, ao lado do governador Omar Aziz e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo participam da cerimônia.



A Companhia de Gás do Amazonas, Cigás, foi a responsável pela construção dos cerca de 43 quilômetros de rede de distribuição para fornecimento de Gás Natural às oito usinas termelétricas de Manaus. O gás de Urucu chega a Manaus nas proximidades das Usinas Termelétricas de Mauá e Aparecida, abastece as duas unidades e segue por duto para atender aos cinco produtores independentes de energia, localizados em pontos diversos da capital do Amazonas.



A Cigás é a concessionária estadual responsável exclusiva pela distribuição do Gás Natural no Estado do Amazonas. A empresa foi criada pela lei 2.325 de 8 de maio de 1995 e alterações. Para atender o volume e a pressão necessários para a distribuição de gás em Manaus para as usinas termelétricas, a Cigás teve que construir um verdadeiro “gasoduto urbano”, com 43 quilômetros de tubos, cortando as ruas da cidade, sendo utilizados tubos de aço de 20 e 10 polegadas de diâmetro. Poucos locais possuem no Brasil redes urbanas com essas características. Uma peculiaridade da rede são os 4 quilômetros de furos direcionais. Os tubos ficam enterrados nas vias públicas a uma distância média de 1,20 m da calçada e profundidade de 1,80 metro.



A geração de energia elétrica a partir de gás natural é feita através da queima do gás combustível em turbinas ou motores a gás bicombustíveis.



O crescimento do uso do gás natural ocorreu nos últimos 20 anos e neste século a tendência é o aumento de sua utilização como fonte energética, rendendo ao Gás Natural o apelido de Energia do século XXI.



Em Manaus, a Cigás atenderá ao parque termoelétrico para substituir os combustíveis líquidos derivados do petróleo por Gás Natural, trazendo maior confiabilidade ao sistema elétrico, e com a vantagem de diminuir a emissão de poluentes. A rede da Cigás atende à demanda atual de 5,5 milhões de metros cúbicos/ dia.



Combustível Veicular


Atualmente, dois postos fornecem gás como combustível veicular, o GNV:

San Remo e Vitória Régia, localizados na Bola da Suframa e na Constantino Nery. Juntos, os postos fornecem 80 mil metros cúbicos de GNV ao mês.



Todas as atividades já desenvolvidas pela Cigás, incluindo construção, montagem e operação obtiveram licenças prévias do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para serem executadas. A licença prévia do Ipaam, de número 132/06, foi expedida em 03 de julho de 2006 e a licença de instalação, número 147/07, foi emitida pelo Ipaam no dia 26 de setembro de 2007.



Para garantir a entrega do gás de Urucu nas duas usinas, a Petrobras construiu dois ramais, no rio Negro, ligados ao gasoduto Urucu-Coari-Manaus, um no meio do rio e outro na margem, levando o gás, respectivamente, para as usinas de Aparecida e Mauá.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)