FW: Comunidades Val Paraíso e João Paulo recebem Ronda do Bairro

Em Destaque
Por -
0

            O projeto Ronda do Bairro, um dos principais compromissos de campanha do governador Omar Aziz, começa a operar de forma experimental nas comunidades Val Paraíso e João Paulo, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. Nesta primeira fase do projeto, as comunidades receberam uma viatura, duas motos e um efetivo de 18 policiais militares fixos na área. Segundo o comandante da Polícia Militar, coronel Dan Câmara, o Ronda do Bairro está inserido no Plano de Revitalização da Segurança Pública do Estado do Amazonas e irá beneficiar os 63 bairros de Manaus.

A primeira experiência do Ronda do Bairro vem sendo desenvolvida com sucesso no bairro Santa Etelvina, zona Norte. A estratégia , segundo o comandante, é reorganizar os policiais militares em sub setor definido de acordo com as áreas que apresentam uma maior demanda criminal. "Cada bairro terá, pelo menos, três sub setores, onde a cada três quilômetros haverá uma ronda policial fixa com uma viatura, duas motos e 18 policiais atuando 24 horas", disse o comandante.

Com um conceito inovador, o projeto para ser implantado, demanda recursos humanos e logísticos, como a aquisição de viaturas e a contratação de efetivos. No entanto, Dan Câmara garante que até a próxima semana, o bairro Jorge Teixeira receberá o segundo subsetor. "O Ronda do Bairro é um sucesso em Santa Etelvina (zona Norte) onde conseguimos colocar em prática o projeto no conceito total com três sub setores estruturados. Com isso, os índices de criminalidade caíram naquela área e , agora, estamos trabalhado para ampliar a todos os bairros de Manaus". A segurança nos bairros também é reforçado com a Força Tática da Policia Militar, a Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) e o Batalhão de Resposta Rápida Apoio e Intervenção Operacional (Raio).  

Policiamento ostensivo

Para intensificar a segurança no Val Paraíso e João Paulo, o comandante da 14ª Companhia Comunitária, major Adil, responsável pelo policiamento na área, disse que os 18 policiais militares serão divididos em cinco equipes que irão se revezar nos turnos da manhã, tarde e noite. "Pela manhã vamos dar ênfase à área comercial e as ocorrências que surgirem. À tarde e durante toda a madrugada, a atenção da será voltada às áreas consideradas "vermelhas" – com maior índice de criminalidade – e às residências do bairro", assegura o major.

O atendimento das chamadas no bairro será agilizado por meio do telefone celular 9165-0113. O aspirante que estiver em serviço fica com aparelho celular para atender tanto as ocorrências comerciais, quanto as residenciais.  O major acrescenta que o serviço será uma linha direta 24 horas entre a Policia Militar e a comunidade.

Fotos; Alfredo Fernandes / Agecom




Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)