Empresas instaladas no DIMPE faturam três prêmios FINEP de Inovação 2010

Em Destaque
Por -
0
Duas empresas instaladas no Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas (DIMPE) Ozias Monteiro Rodrigues, empreendimento do Governo do Estado administrado pela Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama) sob a coordenação da Secretaria de Planejamento (Seplan), venceram três categorias do Prêmio FINEP de Inovação 2010. A Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) foi premiada na categoria Tecnologia Social. A Pharmacos e Cosméticos LTDA foi vencedora em duas categorias: Gestão da Inovação e Pequena Empresa. A FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Inaugurado em 2008, o DIMPE Ozias Monteiro Rodrigues foi concebido pelo Governo do Estado em parceria com a Suframa, com apoio de uma rede de órgãos ligados ao setor, para aumentar a competitividade das empresas, agregando maior oferta de emprego e renda na capital. O DIMPE funciona nos moldes de um condomínio empresarial com lotes urbanizados dotados de infra-estrutura completa, que inclui central de secagem, unidade de tratamento de resíduos e líquidos, rede de esgoto, sistema de abastecimento de água, terraplenagem, drenagem pluvial e guarita. O complexo industrial abriga, atualmente, 17 unidades gerando 100 empregos diretos e outros 300 indiretos.

Instalada no DIMPE desde o início do empreendimento, a Pharmacos e Cosméticos LTDA já acumula cinco prêmios FINEP. A empresa já havia sido vencedora em 2004, 2005, 2006 e 2008. Empresa de base tecnológica, com foco em inovação, genuinamente amazonense, produz bronzeadores, cápsulas, cremes, loções, óleos naturais, sabonetes e shampoos, entre outros, com 95% de sua produção baseada em bioativos amazônicos.

Também uma das pioneiras do DIMPE, a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (AM) busca oferecer oportunidades no ensino profissionalizante para a transformação dos recursos florestais, através da arte da Lutheria (arte e a ciência da construção de instrumentos musicais) e da Marchetaria. Ao mesmo tempo, procura sensibilizar e capacitar a comunidade ribeirinha de Sagrada
Família do Aninga, do Município de Boa Vista do Ramos (AM), nas técnicas para o manejo florestal de baixo impacto.

De acordo com a FINEP, os vencedores regionais receberão recursos do programa de Subvenção Econômica, que variam de R$ 120 mil a R$ 2 milhões, dependendo da categoria premiada. A verba é para ser usada no desenvolvimento de projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

 Todos eles agora concorrem ao Prêmio Nacional, a ser entregue em Brasília.

*Sobre a Ciama** – *Criada pela Lei Nº 2.326, de 8/5/1995, a Ciama é uma sociedade de economia mista, que tem como objetivo prestar serviços e estudos técnicos, além de executar projetos de desenvolvimento socioeconômico para o Amazonas. A Ciama é a primeira sociedade de economia mista do Norte e Nordeste e a segunda no país – vinculada a um governo estadual – a obter dupla certificação em face das normas NBR ISO 9001 e 14001.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)