Primeiro mineiro é resgatado no Chile

Em Destaque
Por -
0

Depois de passar 68 dias a 622 metros de profundidade, Florencio Ávalos chega bem à superfície

O primeiro dos 33 mineiros presos da mina San José, em Copiapó, no Chile, chegou à superfície por volta da 0h10 desta quarta-feira. Florencio Avalos, de 31 anos, foi resgatado com sucesso pela cápsula Fênix. Ele levou 15 minutos para subir à superfície.

Ao sair, de óculos escuros e uniform especial, abraçou a mulher longamente. O filho do mineiro o esperava, chorando. No momento em que a cápsula trazendo Ávalos apareceu, todos que acompanhavam o resgate no local aplaudiram muito e soltaram balões.

O presidente chileno, Sebástian Piñera, acompanhou todo o resgate e discursou depois que Florencio Ávalos foi resgatado. "Quando o Chile se une, somos capazes de grandes coisas", afirmou. "Quero convidar a todos os chilenos que tenham esse compromisso não apenas nas adversidades".

Os outros trabalhadores permanecem no local, a 622 metros de profundidade, à espera do resgate, acompanhados pelo paramédico Manuel González.

Resgate

Após uma série de testes, a cápsula foi colocada no túnel em direção aos trabalhadores por volta das 23h20 de terça-feira. O paramédico Gonzáles levou 16 minutos para chegar ao refúgio onde estão os trabalhadores.

Segundo o site do jornal "La Tercera", os próximos da lista serão Mario Sepúlveda Espinace, Juan Illanes Palma e Carlos Mamani Soliz.

Eles são considerados os quatro mineiros com melhor estado de saúde e também os mais ágeis - assim, poderiam reagir a qualquer imprevisto. Os dez mineiros mais debilitados deixarão a mina a partir da quinta retirada. Em seguida, vão até a superfície os trabalhadores mais fortes - a ideia é que eles ajudem os trabalhos no refúgio. Após o resgate, as vítimas serão levadas ao Hospital Regional de Copiapó em helicópteros ou ambulâncias.

O presidente chileno acompanhou de perto a entrada do profissional no túnel. Muitas palmas foram ouvidas quando a cápsula seguiu em direção ao refúgio. Ao ver o equipamento descer, Piñera fez o sinal da cruz e permaneceu no local. As equipes que trabalham no local cantaram o hino nacional chileno, acompanhadas das famílias dos mineiros, que estão no acampamento.

Antes, a cápsula havia entrado no túnel de resgate e percorrido cerca de 65 metros. No momento em que a Fênix foi colocada no túnel, integrantes da equipe de resgate bateram palmas e cantaram "vamos, vamos mineiros, que esta noite vamos tirá-los daí".

Para o resgate, cada um dos trabalhadores recebeu um kit com macacão, jaqueta, manta, meias e roupas de baixo, além de um cinto especial para que pudessem ser monitorados pela equipe e um aparelho de computador que registra frequência cardíaca e sanguínea e pressão arterial. O traje, que tem a cor verde e o nome de cada mineiro bordado, foi confeccionado no Chile com material importado que absorve umidade e transpiração.

VEJA MAIS DETALHE NO SITE DE ORIGEM


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)