Projeto de Omar vai transformar Manacapuru em grande Pólo Econômico‏

Em Destaque
Por -
0
O governador Omar Aziz (PMN), candidato à reeleição pela coligação Avança Amazonas anunciou na noite deste sábado, 04 de agosto, durante comício em Manacapuru, que vai construir um grande porto regional e duplicar a rodovia estadual AM-010. Segundo ele, estes serão os próximos passos para a consolidação de Manacapuru como um expressivo pólo econômico do Amazonas. Para Omar, a construção da ponte sobre o Rio Negro, a criação da Região Metropolitana de Manaus (RMM) e a extensão dos incentivos da Zona Franca (ZFM) para os municípios integrantes, ações que já vêm sendo colocadas em prática pelo Governo do Amazonas, assim como a chegada do gás natural, são a base para esta nova realidade.

No projeto de Governo iniciado com o ex-governador Eduardo Braga e que vem sendo continuado por Omar, Manacapuru será a porta de entrada de diversos municípios das calhas do Solimões e Amazonas para Manaus. “Vamos construir aqui o maior porto do Estado. Por aqui vai passar toda a produção vinda dos municípios de várias regiões para abastecer a capital”, disse o candidato. Também é proposta a construção de uma grande central de abastecimento em Iranduba.

Manacapuru foi o 50º município visitado pela coligação Avança Amazonas e um dos maiores comícios no interior desde o início da campanha. Cerca de cinco mil pessoas foram ouvir as propostas de Omar e dos candidatos ao Senado, Eduardo Braga (PMN) e Vanessa Grazziotin (PCdoB). Também estavam no palanque Eron Bezerra e Palderney Avelino, que concorrem à vaga na bancada federal e o ex-prefeito Washington Régis, candidato a deputado estadual, entre outros postulantes a cargos proporcionais.

O ex governador Eduardo Braga destacou que, junto com a ponte, a construção do Gasoduto Coari Manaus também vai abrir as portas para a geração de emprego e renda em Manacapuru. “A ponte vai mudar a vida do povo. Com ela e a chegada do gás, Manacapuru estará pronta para o próximo passo, um sonho que venho defendendo junto ao presidente Lula há três anos, que é a extensão dos benefícios da Zona Franca para a Região Metropolitana e a consolidação de um pólo industrial aqui”.

No palanque, ao lado do ex-prefeito Washington Régis, Braga lembrou que antes de deixar o Governo firmou parceria de R$ 22 milhões com a Prefeitura de Manacapuru para realização de uma série de obras, que vêm sendo dada continuidade por Omar. Ele citou a reforma do hospital e a entrega de duas ambulâncias feita recentemente pelo atual governador.

Washinton lembrou que quanto foi prefeito contou com apoio incondicional de Braga e Omar para realizar as grandes transformações pelas quais passou Manacapuru. Segundo ele, foi possível asfaltar todas as ruas e dezenas de estradas vicinais; recuperar e ampliar todas as escolas estaduais; duplicar a entrada da cidade com a obra no entroncamento da estrada de Novo Airão e a Am-010, além da construção do calçadão do Miriti até a entrada da cidade, do muro de arrimo da orla e a urbanização do bairro Manacá, que antes não possuía sequer luz elétrica.

Bairros como Correnteza, São José e Terra Preta ganharam sistema de abastecimento de água. As comunidades Campina, Sacambu, Caviana e Bela Vista ganharam escolas novas; o Cetam levou cursos técnicos para o município; o programa Jovem Cidadão oferece atividades de cultura, esporte lazer e formação técnica no contraturno escolar e o Projovem Urbano beneficia mais de 800 jovens. “Foi com a ajuda de vocês que resgatamos a dignidade de um povo. Manacapuru teve o maior crescimento na educação nos últimos anos, atingindo a quarta maior nota no Estado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Sou muito grato”, disse Régis.



--

*Fotos: Alberto César Araújo

DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)