Jovem Cidadão ganha núcleo multifuncional no Coroado

Em Destaque
Por -
0
Os 1.500 alunos que integram o programa Jovem Cidadão nas Escolas Estaduais Maria Arminda Andrade, Reinaldo Thompson, Antônio Maurity e Cacilda Braule Pinto, ganharam nesta quarta-feira (18), um núcleo multifuncional para a prática das atividades de esporte, cultura, lazer e qualificação profissional oferecidas pelo programa, coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH).

Na avaliação do secretário de educação Gedeão Amorim, o espaço consolida as ações do Governo do Amazonas em benefício da educação em tempo integral de crianças e jovens. “Por meio do Jovem Cidadão criamos oportunidades que asseguram o futuro dos nossos jovens”, destacou Gedeão. E salientou que desde a implantação do programa, em 2007, são beneficiados 120 mil alunos, na faixa etária de 12 a 20 anos, matriculados em 213 escolas estaduais da capital e do interior. Por meio do programa, os alunos participam de atividades esportivas, culturais, de lazer e de qualificação profissional, realizadas no contra-turno escolar.

Para o aluno da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, Daniel de Oliveira, 13, o momento é de muita felicidade. Além de comemorar o novo espaço, ele celebra a realização de um sonho: aprender a tocar violão. “Sempre tive vontade de aprender a tocar violão, e só tive essa oportunidade depois que entrei no projeto”, comemora.

Com o violão nas mãos, o aluno destaca que as aulas de música também o ajudaram a melhorar a concentração e a responsabilidade com os compromissos escolares. “Hoje sou outra pessoa e vejo que minha mãe tem mais orgulho de mim”, completa.

Multifuncional

Assim como Daniel, outros 1.500 alunos (750 alunos por turno), serão beneficiados pelo novo espaço que conata com 1.700 m², e dispõe de salas para cursos de qualificação, laboratório de informática equipado com 20 computadores, sala de dança, quadra poliesportiva e banheiros femininos e masculinos.

No local serão realizadas na área de qualificação profissional, cursos de informática, Gestão de Pequenos Negócios, Assistente Operacional Administrativo, contabilidade, espanhol e inglês; na área de cultura, cursos de dança, música, teatro, artes plásticas e cinema; e na área de esporte e lazer, futebol, vôlei, queimada, xadrez, tênis de mesa e handebol.

Além do núcleo inaugurado hoje, o programa conta com mais nove núcleos implantados nas dependências das escolas estaduais Manuel Severiano Nunes, na Alvorada II e Maria Rodrigues Tapajós, na Redenção (zona Centro-Oeste); Manuel Rodrigues, no Armando Mendes, Dasaiku Ikeda, no São José IV, Pe. Luiz Ruas, no Zumbi III e Áurea Braga, no Grande Vitória (zona Leste); (zona Centro-Oeste); Ondina de Paula Ribeiro, no Japiim I (zona Sul); e Artur Soares Amorim, na Cidade Nova II e Júlio César de Morais Passos, na Cidade Nova (zona Norte). Os núcleos recebem, diariamente, 11.800 alunos integrantes do programa em 26 escolas estaduais.

Além dos novos espaços, o Jovem Cidadão também compartilha, desde sua implantação, em 2007, de espaços como o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, no Shopping Grande Circular; Centro Cultural Povos da Amazônia; entre outros espaços comunitários como igrejas católicas e evangélicas, associações comunitárias e organizações não-governamentais (ONGs).
DANIEL MACIEL

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)