PRODERAM BENEFICIA MAIS DE 3 MIL FAMÍLIAS NO ALTO SOLIMÕES

Em Destaque
Por -
0
Mais de 3 mil famílias estão sendo beneficiadas pelo Governo do Amazonas no Alto Solimões com as ações de apoio ao desenvolvimento sustentável executadas pelo Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam).

O Proderam vem investindo no fortalecimento dos arranjos produtivos da região com mais de 40 ações realizadas, incluindo cursos e oficinas de capacitação em meliponicultura, associativismo e empreendedorismo, convênios de manejos de pirarucu em lagos, construção de casas de farinha sustentáveis, aquisição de barcos para escoamento de produção, além da contratação de técnicos rurais para os nove municípios.

Com foco no desenvolvimento sustentável, mais de 400 famílias serão beneficiadas com projetos de produção de óleos vegetais e beneficiamento de castanha. O projeto prevê, ainda, a criação de dois entrepostos de pesca, implantação de projetos de manejo e poços para piscicultura, com um total de 1.440 famílias beneficiadas. Além da capacitação de produtores, o Proderam vai implantar 150 microprojetos de organização social.

Outra ação prevista é a capacitação para o manejo do jacaré. “A continuidade das ações já implementadas e o fortalecimento desses arranjos significa geração de renda para essas famílias. É o Estado investindo para melhorar as condições de vida do homem do interior”, explica o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), Aluísio Barbosa.

Executado em parceria com o Banco Mundial (Bird), o Proderam é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e implementado pela Ciama , tendo como órgãos parceiros a SDS, Susam, Sepror, Seind e Seinf. O projeto tem ações integradas nas cidades de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tonantins, Fonte Boa, Jutaí e Santo Antônio do Içá.

Com um investimento de US$ 35 milhões na primeira fase, o Proderam prevê intervenções nos setores de saúde, saneamento e apoio ao desenvolvimento sustentável. Estão sendo executadas obras de ampliação e reforma do sistema de abastecimento de água de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant, além da reforma dos hospitais de Benjamin Constant e Atalaia do Norte.

Outro projeto em execução é a implantação de um corredor etnoturístico na região, com construção de um mercado indígena em Tabatinga, na comunidade de Umariaçu; do Centro Cultural Vale do Javari, em Atalaia do Norte; restauração do Museu Maguta e do Centro de Artesanato Bom Caminho, em Benjamin Constant.

Criada pela Lei Nº 2.326, de 8/5/1995, a Ciama é uma sociedade de economia mista, que tem como objetivo prestar serviços e estudos técnicos, além de executar projetos de desenvolvimento socioeconômico para o do Amazonas. A Ciama é a primeira sociedade de economia mista do Norte e Nordeste e a segunda no país – vinculada a um governo estadual – a obter dupla certificação em face das normas NBR ISO 9001 e 14001.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)