Centenário da Igreja: Assembléia de Deus. 100 Anos no Brasil

Em Destaque
Por -
0
Jesus nos convida para caminhar com Ele (Jo 1, 35-40)
“Quem não nascer de novo, não poderá ver o reino de Deus”. Jo 3,3

Este ano é um ano especial para os cristãos no Brasil, pois é o ano no qual se celebra o centenário da Igreja Assembléia de Deus. A mesma por sua vez vem fazendo um ótimo trabalho de evangelização, portanto merece ser lembrada e homenageada pelo seu trabalho e carisma.

Pensar e orar sobre a nossa conversão é um exercício prazeroso que nos leva a renovar a convicção de que Deus nos ama co amor eterno. Esse amor de Deus chega até nós através de Jesus Cristo que nasceu pobre na gruta de Belém, foi operário na carpintaria de José, passou pelo mundo fazendo o bem, morreu na Cruz, ressuscitou e continua entre nós. Diante de tanto amor somos impelidos a amar também.: “Nisto conhecemos o Amor: Ele deu a sua vida por nós. E nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos”. (1Jo 3,16).

Este reino e esta salvação, palavras-chaves da evangelização de Jesus Cristo, todos os podem receber como graça e misericórdia; e no entanto, cada um deve conquistá-las pela força – os violentos apoderem-se dele, diz o Senhor (Mt 11,12) – pelo trabalho e pelo sofrimento, por uma vida em conformidade com o Evangelho, pela renuncia e pela cruz, enfim pelo espírito das bem-aventuranças. Mas antes de mais nada, cada um conquistará mediante uma total transformação do seu interior que o Evangelho designa com a palavra “metanoia”, uma conversão radical, uma modificação profunda dos modos de ver, julgar e agir (MT 4, 17). "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Ap. 3:20

Reflexão: A caminhada com Jesus nos leva a uma conversão. (Jo 3, 1-15)
História da Assembléia de Deus no Brasil

Em uma pequena cidade no Estado de Indiana, South Bend, próxima ao Estado de Illinois, onde está situada a cidade de Chicago, morava um pastor batista que se chamava Gunnar Vingren de origem sueca. Com a euforia do avivamento de Chicago, o jovem foi a essa cidade a fim de saber o que realmente estava acontecendo, lá conheceu outro jovem sueco que se chamava Daniel Berg. Ambos eram de origem sueca e membros da igreja batista em seu país, havendo emigrado para a América em épocas diferentes. Depois de muita oração receberam de Deus o chamado missionária para o Brasil. Através de uma revelação divina, o lugar tinha sido mencionado: Pará. Eles não conheciam o lugar. Após a oração, os jovens foram a uma biblioteca à procura de um mapa que lhes indicasse onde o Pará estava localizado. Foi quando descobriram que se tratava de um estado do Norte do Brasil. Era um chamado de fé, pois para eles, era um lugar totalmente desconhecido.

Eles vão até New York. Sem dinheiro para prosseguirem rumo ao Brasil. Porém, esse detalhe não os abalou em nada, nem os deteve em New York. Um certo negociante conhecia o jovem Gunnar. Na noite anterior, enquanto em oração, aquele negociante sentira que devia certa quantia ao irmão Vingren. Ao amanhecer, aquele homem colocou a referida importância em um envelope para mandá-la pelo correio, mas enquanto caminhava para executar a tarefa, viu os dois enviados de Deus surgirem à sua frente. Surpreso e ao mesmo tempo alegre ao ver a maneira especial como Deus trabalha, o comerciante contou-lhes sua experiência e entregou-lhe o envelope. Quando o irmão Vingren abriu o envelope, encontrou dentro 90 dólares - exatamente o preço de duas passagens até o Pará, Brasil.

Assim, no dia 5 de novembro de 1910, os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren deixaram New York abordo do navio "CleMent" com destino à Belém do Pará. No dia 19 de novembro de 1910, em um dia de sol os dois missionários desembarcaram em Belém. Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém, ninguém poderia imaginar que os dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e social do Brasil. Com o tempo surgiu a necessidade de que o trabalho fosse organizado como igreja, o que se deu a 18 de junho de 1911, quando por deliberação unânime, foi fundada a Assembléia de Deus no Brasil, tendo em Daniel Berg e Gunnar Vingren os primeiros orientadores. O termo Assembléia de Deus dado a denominação não tem uma origem definida, entretanto sugere-se estar ligado as Igrejas que na América do Norte professam a mesma doutrina e recebem a designação de Assembléia de Deus ou Igreja Pentecostal. O irmão Vingren perguntou-nos que nome deveria dar-se a Igreja, explicando que na América do Norte usavam o termo Assembléia de Deus ou Igreja Pentecostal. Todos os presentes concordaram em que deveria ser ASSEMBLÉIA DE DEUS. Assim Em 11 de Janeiro de 1968 a denominação foi registrada oficialmente como pessoa jurídica. Com o nome de ASSEMBLÉIA DE DEUS.
Parabéns!!!!!

Ir. Igson, C.Ss.R
Fonte: Sait do Centenário

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)