LIBERDADE PARA DISCORDAR

Em Destaque
Por -
12
O mundo ficaria sem sentido se todos fossem unânimes, se ninguém dissonasse, se todos se dobrassem perante uma única verdade oriunda de um homem, se diante de todos, este homem por melhor que fosse não merecesse desconfiança, se a respeito de seu discurso não houvesse uma análise, ponderação ou o elemento da dúvida. A vida sempre se revelou em dois lados: o claro e o escuro, pobreza e riqueza, beleza e feiúra, noite e dia, esquerda e direita, certo e errado, o que na filosofia e na teologia se chama dicotomia.

Na política também é assim. Um exemplo bem claro do Brasil: quando o PT estava fora do governo era oposição cerrada e o PSDB era situação. Quando LULA ascendeu ao poder e com eles todos os companheiros, o PT virou situação e o PSDB oposição. Cada qual cumprindo o seu papel no Estado Democrático de Direito, no tempo em que a democracia lhes permite estar no poder. Algumas pessoas mais radicais entram no comentário do blog e perguntam por que tenho tomado uma atitude de fiscalizar no blog e se antes eu não fazia... Porque hoje a realidade é outra: alguém que governa sempre vai precisar de alguém que fiscalize e cobre, pois em suma isso é democracia, governar com o povo, com os que concordam e com os que discordam.

Quem me pergunta isso, deve pensar que muitos que fiscalizavam não estão fazendo mais, muitos que bradavam em defesa de um povo agora defendem um governo, muitos que criticavam agora elogiam e assim vai. Não que eu deva explicação, mas de qualquer forma tem gente que esquece que a vida como a política tem esses dois lados... Cada um defende a ideologia que acredita ser a melhor para a sociedade, não devendo ser execrado por isto. Por isto causa-me espanto os defensores da liberdade querer freiá-la, principalmente quem é portador de uma cátedra ou que faz parte do mundo acadêmico. Se era liberdade que queriam só para fazer o que lhes conviesse esta não é a pura liberdade, se não a licenciosidade que a tudo perverte, por isto a importância do oposto.

Alguém pede que ore, e orarei, mas o mesmo ensinamento que pede que ore pede que também vigie, ou seja, na liberdade maravilhosa de pensar, o pensamento não pode ficar prisioneiro de uma verdade única e intransigente, deve a honestidade boa permitir-se desconfiar das maiores virtudes, pois em ignorar a potencial tendência para o erro da natureza humana estar o maior pecado.

Se perguntarem se torço para as coisas darem errado, direi que não. Sinceramente espero que o governante atual tenha ao seu lado a virtu para que governe com sabedoria e os bons ventos alcancem a todos e não apenas aqueles que lhe são mais chegados ou os membros de sua família. Espero que o desenvolvimento venha nas asas das realizações. Espero que os empregos cheguem trazendo alento as pais de família, que a cada ano haja aumento salarial como prometido e os professores, assistentes sociais tenham os salários dignos prometidos. Torço para que muito mais do que foi prometido seja realizado. No entanto, isto não me impede de acompanhar, fiscalizar, perguntar, divulgar e registrar fatos que conotem uma discrepância com o que foi prometido, e se eu não começar desde agora certamente perderei o preciso tempo que esta tarefa incumbe como um cidadão que espera o melhor de seu governante, e hoje Arnaldo é o nosso governante, dos que nele votaram e dos que nele não votaram.

As mudanças que vieram com o novo governo não foram só as administrativas, foram ideológicas e quem era pedra passa a ser vitrine e precisa entender que o processo político é construído assim. O passado dá lugar ao presente diante do qual o futuro será vivido e loucamente confiaram as nações cegamente no governante que a todos conquistou unanimemente com a força de seu governo, de onde emanaram as maiores barbaridades. Se houve quem criticou Clemente Vieira, Roberval, Odair, Adail, Rodrigo (para não me alongar) haverá que critique o atual governo, pois entendo não ser ele unanimidade.

Talvez o critico some mais que os bajuladores, pois enquanto estes balançam a cabeça coniventes com tudo, aquele aponta os caminhos onde possíveis erros podem está sendo cometidos. Não estou aqui para torcer pelo quanto pior melhor e minha colaboração não é inflexível. Peço que respeitem a democracia de poder mudar de opinião.

Assim sendo, entendo que esta pensata tire as dúvidas e sirva para entender que quem está na direção merece maior cuidado; se não houve antes, nunca é tarde para começar e por isto utilize este blog como um espaço para outra discussão que não seja o passado e sim a construção do presente para o futuro. De forma alguma torço contra o povo de Coari, e sempre divulgarei neste espaço os atos positivos, no entanto, aos que antes era oposição e hoje são situação que se acostumem com o fato, isto não quer dizer que "a mamadeira secou" ou que "estorou tudo" ou qualquer baixaria deste tom, pois nunca há falta de espaço para quem tem coragem de enfrentar o desconhecido.

Muitos que se dedicaram cegamente para chegar ao poder podem "estourar" sendo demitido e não voltando ao trabalho ou não alcançando a prosperidade tão sonhada no namoro com o poder e o oposto pode acontecer, ou seja, quem perdeu a eleição pode construir algo novo a partir de novas oportunidades que o Infinito concede... A vida é assim, pois a vitória que tripudia sobre o irmão não é vitória é infâmia. Eu conheço mais de 14.000 pessoas que não são "estourados" e sim cidadãos com todos os direitos e deveres de qualquer um que ache que a prefeitura é o umbigo do mundo, a porta do paraíso ou Shangri-la. Ao certo, que diante do novo tempo que estamos vivendo é bom que quem governe comece a trabalhar e saia do palanque, e lembre-se que discordar também faz parte da LIBERDADE tão propalada aos quatro ventos.

Postar um comentário

12Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Caro Daniel, gostei do seu comentário, pois a cada dia que passa vc demostra a sociedade que vc é um cidadão que sabe elogiar e sabe criticar, diferente de muitos que quando eram oposição só sabiam criticar, parabéns que Deus te ilumine e que vc tenha sempre essa sabedoria para levar aos coarienses as notícias de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Maria de Jesus04/11/2009, 08:53

    Oi! Daniel tudo que escreveu é valido e importante, pois votei com esperança de MUDANÇA, e sei também que as mudanças não acontece da noite p/o dia acredito que tudo pode acontece diferente e torço por isso, porém concordo quando você diz que é bacharia a forma que muitos se espresam quando se diregem para o grupo derrotado. Olha Daniel não gostava nemhum pouco das musicas de campanha, acho que no cenario da politica as pessoas deveriam respeitarem mais as outras, concordo também que votamos em quem acharmos que é conivente a nós. Não estou incluida entre os 14.000,00, mas respeito essas 14.000,00, pois aceito e respeito a democracia. bj ater a proxima.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Daniel Maciel,por essa reflexao tao linda e bem escrita,continui com esse espaco democratico,pois todos os dias leiu , onde busco novidades de nosssa cidade.

    ResponderExcluir
  4. Daniel,

    Conheço você e, o seu artigo ora postado, mostra que você continua um rapaz sensato, equilibrado, sábio, com muita facilidade de comunicar e, agora, de escrever. Essas qualidades ví em você quando ainda adolescente falando nos púlpitos das igrejas.

    Parabéns pelo artigo.

    Ismar

    ResponderExcluir
  5. Deuzão Oliveira04/11/2009, 18:31

    Daniel meu caro devo parabenizá-lo pelo belo texto, um texto que nos convida à reflexão. Textos como este não é tão fácil encontrar nos blogs coarienses, visito-os todos os dias e neles (nos outros ) o que mais se vê são textos pífios e sem erudição,hoje você nos convida a fazer uma corrente para frente no que diz respeito ao governo que se inicia,embora muitos devem pensar que você está apenas querendo aparecer,visto que você foi oposição,mas no estado democrático as idéias opostas tem seu espaço ou pelo menos devem ter seu espaço,visto que, aquele que não é capaz de conviver com uma idéia oposta, é porque não tem capacidade de absorver a subjetividade do que isso implica,não me recordo bem qual foi o filósofo(para mim foi Voltaire, se não for ele, algum comentarista por favor me corrijam) que disse o seguinte;
    "Prefiro os que me criticam a os que me bajulam, pois os que me criticam corrigem-me os que me bajulam me corrompem". Nesse sentido observando seu comentário, vejo você dando uma dica para o novo governante, ou seja, se preferir só os que lhe bajulam corre o risco de se corromper, não é conversa de derrotado não, ao longo da história política de Coari tem se observado isso acontecer com muita freqüência.Mas sempre ocorre o que o filósofo disse “os que me bajulam me corrompem,e assim tem sido ao longo dos anos.E por essa e por outras que sempre digo que 98% do eleitorado coariense vota de acordo com seus interesses, e não por ideologia, estamos vivendo uma safra de políticos podre de ideologia, e o povo fica no meio disso tudo,alem do mais somos povo também e como tal temos lá nossa sabedoria,é preciso respeitar a vontade do povo,e fazer valer o princípio democrático do escolher quem quiser para dá o seu voto,muito embora isso em Coari nesse período negro de sua história política esteja digamos assim “não acontecendo”haja vista que nas eleições de 2008 fora escolhido um prefeito,e por um motivo sem pé nem cabeça o cassaram, e logo em seguida fizeram outra eleição onde o “novo” se apresente, então temos que respeitar o que a justiça determinou,pois quem burla a lei é marginal,e como nós não somos tal coisa devemos sim respeitar o novo prefeito e sim desejar a ele boa administração,pois somos povo e o povo sempre espera por coisas boas,às vezes vejo um ou outro cidadão outrora situação hoje oposição indignado com o ocorrido,mas um conselho sempre dou foi a justiça que determinou então vamos respeita-la,pois segundo Comte as leis são boas para a sociedade,pois ela organiza e deixa tudo em ordem,então devemos ser um positivista como ele,digo isso só pelo fato da insatisfação de algumas pessoas com o ocorrido.Mais uma vez parabéns seu texto é um primor,muito me orgulho de ser seu conterrâneo,você é prova viva da sensatez,coerência e acima de tudo do equilíbrio digno somente as mentes pensantes,parabéns mais uma vez e sempre lerei seus post um abraço e continue assim.

    ResponderExcluir
  6. ASSINO EM BAIXO DANIEL!!!

    ResponderExcluir
  7. O PENSAMENTO ESTÁ CORRETO, A AÇÃO ANTERIOR DEVERIA SER DIFERENTE.MAIS VC ESPLICOU MUITO BEM. COMCORDO QUE DEVE TER UMA FISCALIZAÇÃO SÉRIA, COM CRITÉRIOS E REPONSABILIDADE, O QUE NÃO ACONTECIA NO GOVERNO PASSADO, POR INTIMIDAÇÃO DESSE GOVERNO. DAMOS GRAÇAS A DEUS QUE O REPRESENTANTE DESSE GOVERNNO ESTÁ TANCAFIADO, DEUS QUIS ASSIM, VC DUVIDA?

    ResponderExcluir
  8. Daniel cada dia que passa, todos os dias a primeira coisa que eu faço de manha cedo é abrir o seu blog e pode ter certeza que daqui vai ser pra melhor. Seu blog vai crescer porque é um blog que faz criticas mais faz elogios também e não é como o do tal do Eloym que só sabe criticar, eu nem abro mais, não dá vontade.
    Faço isso todos os dias. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. ÓTIMO COMENTÁRIO

    ResponderExcluir
  10. ENTÃO DANIEL, PORQUE VOCE NÃO ESPERA TAMBÉM A JUSTIÇA REALMENTE INDICAR O CULPADO PELA MORTE DO DR. ODAIR, JÁ QUE VOCE DIZ QUE VAI ESPERAR PRIMEIRO A JUSTIÇA OFICIALIZAR SE O ADAIL É OU NÃO É PEDOFILO PRA DEPOIS, FAZER ALGUM COMENTÁRIO DESSE TIPO NO SEU BLOG. AI FICA DIZENDO QUE O ARNALDO, É ASSASSINO, SE FOR ASSIM TAMBÉM O ADAIL, É PEDOFILO. POSTA AI ESSA DANIEL!!!

    ResponderExcluir
  11. NUNCA AFIRMEI ISSO, PODE OBSERVAR O BLOG A ESTE RESPEITO, SEMPRE USO O TERMO CORRETO QUE É EXATAMENTE O DE ELE SER ACUSADO...

    ResponderExcluir
  12. Professora Francisca12/06/2010, 22:41

    Eiiiiii, primeiramente estou muito feliz em saber que na proxima segunda feira vc estará de volta no seus programas de radio, estou com saudades. Em segundo lugar também quero te parabenizar pelo texto, Daniel estou aliada as 14.000 pessoas que não votaram no atual geverno, porém sempre que alguém me pergunta se torço para dá td certo sempre respondo que sim, eu acredito que o atual administrador pode fazer diferente.Mais ja vamos fazer oito meses com novo governo e ate agora quaze nada foi feito. O se tiver aguém que faça parte deste governo e que leia este blog neste momento pesso que vcs ajude esse cidadão,não estou condenando ninguém, pois não so cristo para condenar so pesso que quando usarem qualquer meio de comunicação, use com intuito de divulgar seus trabalhos,seus planos e suas idéias, o periodo do palanque ja passou,pois na entrevista deste sabado numa emissora de radio fique muito infatisfeita, não que torço p/ as coisas darem errado, pelo contrario quero do fundo do meu coraçao que as coisa andem para melhor,mais naquela intrevista mais uma vez ele e aquela paraquedista só falaram mal dos outro, todos já sabem que segundo eles o outro grupo não vale nada, então se realmente vieram p/ fazer o diferente fale coisas interesante, com por exemplo o decimo, o atrasado, a atualização do salario, o plano de cargo e salario dos meus colegas professores que em massa apoiaram a governo, parem de falar dos outros, o que dá a entender é que realmente esses são fã n° 1 do grupo que segundo a Vera Lucia já ficou para traz e não voltam mais para o municipio, se não voltam mais porque o demor? Já é hora de trabalhar e trabalhar. Daniel parabéns concondo com tudo que vc escreveu e torço para realmente Coari mudar.Afinal de conta Coari é minha casa.

    ResponderExcluir
Postar um comentário