MANICORÉ: EX-PREFEITO VÍTIMA DE VIOLÊNCIA

Em Destaque
Por -
0

Suspeita de motivação política




Síntia Maciel e Tereza Teófilo
Da equipe de A CRÍTICA



O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), desembargador Ari Moutinho da Costa, encaminhará hoje um ofício à Superintendência da Polícia Federal (PF) determinando a instauração de um inquérito policial com a finalidade de apurar as causas e os responsáveis pelo atentado envolvendo o ex-prefeito do Município de Manicoré Manoel de Oliveira Galdino, 51, o “Nena” (DEM), atingido com quatro tiros na tarde de anteontem, em Manaus.

A decisão de acionar a Polícia Federal para investigar o caso foi motivada pelo advogado da vítima, José Dutra, que ontem à tarde esteve pessoalmente na sede do Tribunal, localizado no bairro Aleixo, Zona Sul, e protocolizou o pedido encaminhado ao presidente do órgão.

Dutra entende que o crime pode ter tido alguma motivação política porque “Nena” foi o segundo colocado nas eleições municipais de outubro em Manicoré e nos últimos meses tem movido vários recursos contra a diplomação do atual prefeito do Município, Emerson França (PMDB), porque o vice dele, Waldomiro Gomes (PMDB), foi cassado. Com a decisão, Emerson teve seus votos considerados nulos pelo Tribunal Superiro Eleitoral (TSE).

“Como a cassação do vice inviabilizou a eleição do França, o Nena vem tentando, na Justiça Eleitoral, anular a posse dele e, dessa forma, garantir sua nomeação para a Prefeitura. Não quero aqui afirmar nada, mas como não levaram absolutamente nada da vítima nesse atentado, deram os tiros e foram embora, é possível que esse crime tenha alguma motivação política”, declarou Dutra.

O atual prefeito de Manicoré, Emerson Pedraça de França, por meio de uma nota de esclarecimento, nega qualquer envolvimento na tentativa de homicídio ocorrida na última terça-feira contra Nena. Ele considera o caso lamentável.

“O povo e os parentes do senhor Galdino conhecem a origem da minha família. Em nenhum momento da história polícia de Manicoré alguém ousou trilhar o caminho da vingança e tentou eliminar a vida de outrem. Não seria no meu governo que tal imagem negativa de um homem público seria manchada de sangue ou morte.”

Internado no Pronto-socorro da Unimed, Nena, de acordo com a assessoria de comunicação do hospital, perdeu um rim mas apresenta quadro de saúde estável.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)