DENGUE EM COARI: PROVIDÊNCIAS

Em Destaque
Por -
0

Informações do Guia Coari:

De acordo com dados da FVS, Coari, Parintins e Barcelos são municípios que apresentaram um crescimento de 50% nos índices de casos de dengue, durante os três últimos meses de 2008. A infestação da doença acima da média em relação aos anos anteriores fez com que a PMC tomasse uma providência de impacto a favor da saúde pública. A média nacional é de uma pessoa infectada para cada 100 residências. Em Coari este número chega a oito infectados. 

Reunido, esta semana, com autoridades municipais o médico infectologista e diretor-geral da FVS, Evandro Melo de Oliveira afirmou que a realização da Operação Impacto, com equipes de diversos órgãos governamentais, atuando no combate à proliferação do mosquito, alcançará resultados que podem ser medidos com a desaceleração do número de casos confirmados. “O combate à dengue é uma luta de toda a sociedade, porque os mosquitos se proliferam nas casas das pessoas”, disse Melo. 

Segundo Melo, a dengue no Amazonas está sendo transmitida pelos vírus 1, 2 e 3, igual a todos os tipos registrados no Brasil, e apresentam o mesmo quadro clínico de infecção. No entanto, o diretor adverte que, se as pessoas mantiverem seus quintais limpos e livres de locais propícios à proliferação do mosquito, a cidade ficará livre de qualquer tipo de vírus causador de dengue. 

A mobilização será feita por meio de materiais educativos (folders, panfletos), realização de palestras, veiculação de mensagens de conscientização na mídia, caminhadas nas ruas e visitas domiciliares com a simultânea limpeza de terrenos. É importante que a população colabore e o MPE vai autorizar a ação em estabelecimentos que estejam fechados por muito tempo. 

Estão envolvidas na ação as secretarias municipais de Administração, Saúde, de Obras, de Meio Ambiente e Turismo, de Comunicação, de Agricultura e Infra-estrutura Rural, de Educação e departamento de Limpeza Pública. O prefeito em exercício, Leondino Menezes reforçou que o Poder Público tem um projeto de controle, “porém a prevenção só é efetiva se a sociedade tiver conhecimento dos riscos da doença e incorporar práticas que minimizam estes perigos", falou. 

Para o diretor, com índice de infecção abaixo de cem por cem mil habitantes, o Amazonas se coloca em posição mais confortável, longe de se caracterizar como epidemia. Ele explica que o índice de 150 a 200 pessoas infectadas por cem mil habitantes é considerado médio; acima de 300 é que se pode afirmar como alto. Melo conta que, se for trabalhada bem a questão de controle de locais de proliferação, a doença pode ser combatida com eficácia. 

Mutirão da dengue 

21a 23/01 - Espírito Santo 
26 e 27/01 - Santa Efigênia 
28 a 30/01 – União 
02 a 04/02 – Itamaraty 
05 e 06/02 – Duque de Caxias 
09 a 11/02 - Chagas Aguiar 
12 e 13/02 - Santa Helena 
16 a 18/02 – Pêra 
19 e 20, 26 e 27/02 – Centro 
02 a 04/03 – Tauá-Mirim 
05 e 06/03 - Urucu
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)