COARI: GUERRA DO ICMS - OS 200 MILHÕES DEVEM SER BUSCADO DO ESTADO E NÃO DE COARI

Em Destaque
Por -
0
É o que afirma o procurador-chefe do município de Manaus, Ananias Ribeiro de Oliveira Júnior, que disse ontem que a prefeitura vai recorrer ao governo do Estado para tentar reaver os mais de R$ 200 milhões que a capital perdeu para a cidade de Coari, durante três anos, em função do rateio do ICMS entre os municípios ter sido alterado.  “Vamos recorrer imediatamente. O procedimento prioritário é o de restabelecer os índices”, declarou o procurador. 

O caminho desse recurso é buscar primeiramente o diálogo com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).  Tanto que ontem pela manhã o subprocurador do município, Francisco Augusto Martins, foi pessoalmente à Sefaz levar ao secretário Isper Abrahim o acórdão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que indica a necessidade de ouvir a Prefeitura de Manaus no início do processo. Uma nova conversa entre Martins e Abrahim foi marcada para hoje.

“Já estamos pleiteando a solução desse problema todo. Estamos pedindo uma solução administrativa. Se não houver maneira de rea ver o que foi retirado, é possível buscar uma solução jurídica”, apontou Martins.

O advogado da Prefeitura de Manaus defende que não existe litígio com Coari. “Nossa questão não é com a cidade de Coari. Temos que resolver nosso problema junto ao Estado do Amazonas”, definiu. “O problema é que Coari pediu um percentual de ICMS a que tinha direito e foi atendido, mas não há motivos para que os 5% pleiteados tenham sido retirados apenas de Manaus”, esclareceu.

O procurador-geral do Estado, Frânio Lima, confirmou que a Sefaz está analisando o acórdão do STJ. “Se há procura por uma solução administrativa, o caminho é esse. A Sefaz irá enviar o documento à Procuradoria-Geral e vamos analisá-lo”, antecipou. 

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)