NASCEU GARRINCHA

Em Destaque
Por -
0

Nasceu hoje o gênio das pernas tortas


1933 – Garrincha, um dos maiores talentos do futebol brasileiro.

Manuel dos Santos nasceu em Pau Grande, município de Magé, RJ. Estreou no Botafogo Futebol Clube em julho de 1953, clube que defendeu até 1965. Foi campeão carioca em 1957, 1961 e 1962, e do Torneio Rio-São Paulo em 1962 e 1964.

Estreou na Seleção Brasileira no Maracanã, contra o Chile, em setembro de 1955. Bicampeão mundial em 1958 e 1962, quando foi o principal jogador na conquista da Copa do Mundo, pois Pelé se contundiu no segundo jogo.

Jogou 60 partidas pela seleção brasileira e encantou o mundo com seu estilo original de jogar, com seus dribles abusados e zombeteiros, com sua velocidade desconcertante e com suas jogadas divertidas e espetaculares.

Com Garrincha e Pelé jogando juntos, a Seleção jamais perdeu uma partida sequer.

No final da carreira, jogou também no Corinthians, no Flamengo, no Olaria e em outros times brasileiros e estrangeiros.

Morreu em 20 de janeiro de 1983, vítima do alcoolismo.

Garrincha foi homenageado com o poema O anjo de pernas tortas, de Vinícius de Moraes, o documentário Garrincha, alegria do povo, de Joaquim Pedro de Andrade, e, mais recentemente, a extraordinária biografia Estrela Solitária, de Ruy Castro.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)