Metade dos municípios do Amazonas terão reforço durante as eleições

Em Destaque
Por -
0
Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus

Já são 36 as cidades amazonenses que terão reforço de tropas federais durante as eleições. Nesta terça-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou pelo envio de forças de segurança para os municípios de Guajará, Japurá e Novo Aripuanã. Até o momento, o Amazonas é o terceiro Estado brasileiro que mais receberá reforço de tropas federais no dia 5 de outubro. Pará, com 107 cidades e Rio Grande do Norte com 94, estão na frente.


Apesar das autorizações dadas pelo TSE, as Forças Armadas já informaram que não poderão atuar em todas as cidades que pediram reforço. Para amenizar o problema, a Polícia Militar informou que vai aumentar o seu contingente em 27 municípios do interior no dia da eleição.


O número de cidades amazonenses que terão reforço durante as eleições ainda pode crescer. Ao todo, dos 62 municípios do Estado, 57 pediram a presença de forças federais para garantir a segurança no dia 5 de outubro. O TSE tem até o dia 3 de outubro para julgar os pedidos que ainda estão pendentes. Até mesmo a capital, Manaus, que concentra o maior efetivo de PMs do Estado, receberá militares do Exército durante o pleito.


De acordo com o presidente do TRE - AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), desembargador Ari Moutinho, o envio de tropas vai dar mais segurança aos eleitores. "Queremos dar mais tranqüilidade ao eleitorado e garantir que não haverá abuso de poder econômico nem a famosa campanha de boca de urna", diz.


Ainda de acordo com Moutinho, os municípios amazonenses que mais apresentam histórico de instabilidade durante as eleições são Boca do Acre, Coari, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Novo Aripuanã, Fonte Boa e Tabatinga.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)