CENTENÁRIO DE NIEMEYER

Em Destaque
Por -
0
"Não me sinto importante", diz Niemeyer ao jornal "The Times"


Às vésperas de completar 100 anos de idade, o arquiteto Oscar Niemeyer disse, em entrevista ao jornal britânico "The Times", que "não se sente particularmente importante".

"A data não é importante. A idade não é importante. O tempo não é importante. A arquitetura não é importante. O que nós criamos não é importante. Somos muito insignificantes", declarou. "O que é importante é ser tranqüilo e otimista."

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
Niemeyer em seu escritório, à época do lançamento do livro "Minha Arquitetura 1937-2004"
IMAGENS DA VIDA DO ARQUITETO
OBRAS DE NIEMEYER PELO MUNDO
CENAS DA VIDA DO ARQUITETO
OSCAR NIEMEYER, 100 ANOS
A reportagem que contém a entrevista com Niemeyer, intitulada "O Rei das Curvas", ocupa duas páginas do caderno cultural do diário britânico, na edição desta quarta-feira.

Nela, o jornalista Tom Dyckhoff compara seu encontro com o arquiteto, no Rio, como "o encontro com uma lenda, um nome saído dos livros de história, como Rodin, Picasso ou Jesse James".

"Este titã da arquitetura,... que definiu a cara do Brasil pós-Guerra,... que prefigurou o pós-modernismo na arquitetura,... que em sua juventude era a cara de Marlon Brando, é hoje tão encolhido e antigo quanto um vaso Ming", descreve Dyckhoff.

Dificuldade
Niemeyer confessou ao "The Times" que, apesar de trabalhar todos os dias, tem sentido cada vez mais dificuldade. Mas contou que simplesmente não consegue recusar um novo projeto. "O que me faz levantar todas as manhãs é o mesmo de sempre: a luta, o comunismo puro e simples", disse.

Para o arquiteto, o mundo, a América do Sul, o Brasil e o Rio estão melhor hoje, "apesar de George W. Bush e das favelas".

"Fidel, Chávez, eles representam a luta de hoje. O capitalismo domina, mas ele vai fracassar. Tenho fé nisso. A revolução não pode parar", conclui.

O centenário de Niemeyer será no próximo sábado, 15 de dezembro.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)