UM RECADO AO PRESIDENTE: POR LÚCIA HIPÓLITO (AQUELA DO JÔ)

Em Destaque
Por -
0
Quando Lula pedirá desculpas a Collor?
Do blog da cientista política Lucia Hippolito:

"Comentário rápido sobre a entrevista do presidente Lula aos repórteres de oito rádios, hoje cedo.
Naturalmente, os 40 réus do mensalão têm garantido amplo direito de defesa. Já tiveram, nas fases preliminares do processo, e continuarão a ter, no processo que se inicia no Supremo Tribunal Federal.
Alguns serão condenados, outros provarão sua inocência, e outros ainda vão se livrar por falta de provas.
Naturalmente – e não há necessidade de o presidente Lula garantir isso; quem garante são as leis do país –, o princípio que vigora no Brasil é o da presunção da inocência: todos são inocentes até prova em contrário.
Mas o presidente vem insistindo, e não é de hoje, que os culpados pagarão pelos seus erros (eufemismo de Lula para “crimes”) e que, aos inocentados, todos devem ter humildade (palavra usada por ele) para pedir desculpas públicas.
Muito bem, presidente. Assim é que age um homem de bem.
O presidente Lula pode dar o exemplo, puxando a fila, e o PT logo atrás, para pedir desculpas públicas a Fernando Collor de Mello.
O ex-presidente Collor foi acusado por corrupção, com a participação ativa (ativíssima, eu diria) dos deputados do PT, Dirceu e Mercadante à frente, liderando a CPI do PC.
Sofreu impeachment na Câmara dos Deputados, foi condenado pelo Senado Federal, perdeu a presidência da República e ficou inelegível por oito anos.
Cumpriu sua cassação e voltou ao Senado, eleito pelo povo de Alagoas.
Mas no Supremo... Ali a história foi diferente.
O processo seguiu o mesmo caminho dos 40 do mensalão: denúncia do Ministério Público, acolhimento da denúncia pelo Supremo, transformação de Collor em réu.
Mas o Supremo Tribunal Federal absolveu Fernando Collor por falta de provas.
Collor era inocente? Claro que não. Mas o Supremo não encontrou provas suficientemente robustas para condená-lo.
Fernando Collor foi inocentado pelo STF.
Por isso mesmo, Luiz Inácio Lula da Silva pode começar pedindo desculpas públicas a Fernando Collor de Mello".

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)