Comando Militar da Amazônia inicia Operação Solimões nesta quarta

Em Destaque
Por -
0
FONTE: REDE FATOS
O Comando Militar da Amazônia (CMA) dá início nesta quarta-feira (01/08) à Operação Solimões, exercício militar que tem como objetivo principal o adestramento de tropas para uma possível ação de combate na região de selva.

A Operação Solimões será desenvolvida principalmente nos municípios de Coari e Tefé, abrangendo uma área estratégica, em razão das reservas petrolíferas e do gasoduto de Urucu (ainda em construção), de cerca de 40.000km².

No período de 01 a 10 de agosto o Comando Militar da Amazônia conduzirá a Operação Solimões, que consiste em um grande exercício militar coordenado pelo Ministério da Defesa e envolvendo as três Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica, e que tem como objetivo principal o adestramento de tropas para o caso de uma possível ação de combate na região de selva.

A Operação visa, fundamentalmente, adestrar os Comandos e Estados-Maiores no planejamento, comando, controle e execução de Operações Combinadas, sob o cenário de um conflito armado convencional no ambiente amazônico; realizar adestramento combinado, nos níveis operacional e tático, em situações específicas, visando à interoperabilidade das forças navais, terrestres e aéreas; efetivar ações que envolvam o combate convencional em área de selva (Operações Ribeirinhas, Aeromóveis e Aeroterrestres, Controle de Área Ribeirinha, Patrulha em Águas Jurisdicionais do País, Coordenação do Espaço Aéreo e Interdição do Apoio Externo).

Para atingir os objetivos de forma integral, cerca de 3.400 militares das três Forças Armadas e pertencentes a Unidades Militares especializadas de todo Brasil estarão participando da Operação, além de 25 aeronaves da Força Aérea, 25 helicópteros, quatro navios patrulha e dos quais dois são navios hospitais, quatro lanchas e três barcos regionais.

Além das atividades de combate, estarão acontecendo Ações Cívico-Sociais (Aciso), para intensificação da presença do Estado e das Forças Armadas na área de operações do exercício (Tefé, Coari, Codajás e áreas adjacentes). As Aciso serão compostas de atendimentos médico-odontológicos realizados nos Navios Hospitais da Marinha (Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz”e Navio de Assistência Hospitalar “Dr. Montenegro”), por militares do Corpo de Saúde do Exército e da Força Aérea Brasileira, com o apoio de estrutura de saúde do estado do Amazonas e dos municípios da área da Operação.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)