MAIS UMA ESCOLA

Em Destaque
Por -
0
Foi inaugurada mais uma escola municipal na cidade de Coari este final de semana, a Escola Municipal Maria de Nazaré da Silva. Escola de ensino fundamental, com 10 salas de aula, toda climatizada para atender a demanda escola do Bairro Pêra, que já possui 02 escolas municipais e 01 creche, segue o histórico da professora Maria de Nazaré Silva.

HISTÓRICO

Maria de Nazaré da Silva nasceu no dia 08 de Fevereiro de 1932 no município de Coari. Filha de Franklin Ferreira da Silva e Joana Pereira da Silva, estudante aplicada, iniciou sua vida escolar em 1950 estudando na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; naquela época a educação era ministrada pelas irmãs, freiras, que além da educação secular, transmitiam valiosos ensinamentos, para orientar a vida espiritual dos alunos.

Foi professora na escola Iraci Leitão, onde durante dois anos exerceu o magistério com dedicação e competência. No dia-a-dia da escola, seus ensinos ajudaram muitos alunos a descobrir valores, que os orientariam para toda a vida. No entanto, este não seria seu maior desafio no magistério; após dois anos lecionando na Zona Urbana, mudou-se para a comunidade Camará, onde enfrentando realidade diferente da qual estava acostumada a lidar, dedicou-se bravamente a transmissão de conhecimentos: do ler e do saber, vivenciada nas experiências da vida de quem faz do magistério a extensão de toda uma existência.

Após cumprir tão importante missão na Zona Rural, retornou à cidade para assumir a biblioteca da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde zelou pela pesquisa, conhecimento e leitura, dando atenção especial a cada aluno ou pessoa que necessitava crescer intelectualmente através dos livros.

Mas foi no exercício do magistério que encontrou maior prazer, a qual dedicou todos os anos de sua vida, até se aposentar nesta profissão, lecionando mais 25 anos na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; tendo a consciência do dever cumprido, na aquiescência de uma vida livre de pesar, por sempre ter dado o melhor de si para a educação; possuindo em suas próprias mãos, como professora, como excelente profissional, o poder de através da educação, permitir que muitos crescessem na vida como ser humano, através do saber, ensinando com dedicação apurada, virtudes com qualidade e responsabilidade.

A professora Maria de Nazaré da Silva, coariense de valor, profissional de apurada dedicação, educadora de amor devotado ao ensino-aprendizagem, mãe exemplar, símbolo daqueles que se dedicam ardorosamente ao que fazem e o fazem com paixão, veio a falecer no dia 06 de agosto de 2003, deixando para nós uma história ós uma histpara nagosto de 2003.osto de 2003. em czem e o fazem com paixao atavde vida que ora se concretiza em ações educadoras e será eternizada nesta escola, que doravante se chamará Escola Municipal Maria de Nazaré da Silva.

D.M.G

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)