RADIOGRAFIA

Em Destaque
Por -
0
Esta noticia é antiga, mas importante, por trazer uma radiografia realizada pelo SEBRAE, que oferece um Raio X da situação econômica de Coari, fica registrado aqui para conhecimento, o que revela que havendo planejamento há crescimento...

A falta de informações precisas sobre a situação social e econômica dos municípios amazonenses começa a ser contornada com uma iniciativa inédita, colocada em prática pelo Sebrae no Amazonas.

Nesta quinta-feira (12 de maio), técnicos da Instituição apresentaram ao prefeito de Coari, Adail Pinheiro, o ‘Censo Empresarial e Estudo das Necessidades da População do Município’. Trata-se de um diagnóstico completo da situação econômica da sede municipal, envolvendo todos os 1.048 empreendimentos, formais e informais, e 382 domicílios, que serviram de amostra para ser possível saber o que a população local necessita. A idéia é que o banco de dados do censo contribua para que a prefeitura, governo do Estado e empresários locais e da capital possam estabelecer critérios técnicos para o planejamento de atividades econômicas privadas e de políticas públicas governamentais, principalmente para as micro e pequenas empresas. Coari conta com 84 mil habitantes, segundo projeção do IBGE para 2005, ou 100 mil habitantes, conforme a estimativa da prefeitura para este ano. O município está localizado na calha do rio Solimões, a 363 quilômetros de Manaus. É o segundo município amazonense que mais arrecada ICMS, depois da capital. Uma das causas dessa vice-liderança são os royalties pagos pela Petrobrás devido à extração de óleo e gás de seu subsolo. O Censo de Coari é o terceiro estudo econômico municipal que o Sebrae disponibiliza, sendo os dois primeiros de Maués e de Presidente Figueiredo. Em 2008 ou 2009, será feito um novo levantamento para que o crescimento econômico da cidade seja medido, tendo como referência o ano de 2006. “Com essa iniciativa, o Sebrae pretende fomentar as atividades econômicas geradoras de emprego e renda, a partir de uma base sólida, o conhecimento profundo da economia municipal”, avalia o economista José Carlos Reston, superintendente do Sebrae no Amazonas e idealizador dos censos empresariais.Com 150 páginas, o Censo Empresarial de Coari envolveu um minucioso trabalho de campo, executado no período de outubro a novembro de 2005. O documento faz uma radiografia completa da sede municipal rua por rua, estabelecimento por estabelecimento, incluindo as instituições religiosas. Com o censo, é possível identificar quantos e quais são os estabelecimentos comerciais existentes em cada um dos 11 bairros de município e quais os produtos e serviços disponibilizados. É possível, também, identificar nichos de mercado, a partir do estudo das atividades existentes em determinado bairro. Como existe um mapa completo de todas as ruas da sede municipal que identifica os estabelecimentos existentes na área, o empreendedor pode ficar sabendo se existe ou não demanda para o produto ou serviço que pretende oferecer em determinado bairro.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)