Grupo de gastronomia em Manaus oferece programação especial para as Mães

Exaustão resultante do gerenciamento de diversas tarefas oferece uma possível sensação de culpa caso algo saia fora do planejando

No mês dedicado às mães, um assunto sério vem novamente à tona, trata-se do cuidado à saúde mental das mães que levam uma vida sobrecarregada.



As mães sempre foram vistas como aquelas que carregam um grande acúmulo de funções, preocupações diversas que incluem filhos, casa e trabalho fazem com que elas queiram dar conta de tudo e é neste ponto que os problemas iniciam.

A exaustão resultante do gerenciamento de diversas tarefas e o pensamento de que a mãe deve ser responsável por tudo, oferece uma possível sensação de culpa caso algo saia fora do planejando. Isso atrapalha a saúde mental de qualquer pessoa e com as mães isso não seria diferente.

A psicóloga do Sistema Hapvida, Ivana Teles, explica como este tipo de situação é desencadeada na família. “A gente sabe que ainda existe muito preconceito na nossa sociedade que coloca uma sobrecarga na mulher, pra dar conta não só do trabalho, mas das atividades domésticas também, e com a chegada de um bebê não é diferente, o resultado é uma grande quantidade de mães com o nível de stress bastante elevado, e com uma sobrecarga não só física como também mental”.

Ela fala da importância da ajuda a essas mães que estejam passando por essa situação, seja ela familiar ou profissional. “É justamente aí que precisamos falar sobre promover uma reflexão nesse contexto, construindo pontos importantes para saúde mental dessa mulher, fazendo também uma divisão de atividades domésticas entre todos os membros. Além disso, construir uma rede de apoio é fundamental com amigos e familiares, e quando a gente percebe que o impacto emocional está muito grande, é necessário oferecer o suporte de um psicólogo”.

Mais do que presentes materiais, neste Dia das Mães, a psicóloga recomenda que a ajuda às mães vale mais que qualquer presente. Talvez, devido à falta de abordagem sobre o assunto, estamos acostumados à sobrecarga materna e esquecemos que a saúde mental das mães necessita de atenção, que tem início com a divisão de tarefas entre os pais e cuidadores.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato