Anvisa aprova tratamento de câncer no sangue que usa as células do próprio paciente

Em Destaque
Por -
0
Em fevereiro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo tratamento para o câncer hematológico (originado em células do sangue). O método utiliza células CAR-T do próprio paciente, que são modificadas em laboratório para combater os tumores.

Fruto de 12 anos de pesquisa, a técnica também foi aprovada nos Estados Unidos, União Europeia e Japão. No Brasil, ela pode custar até R$ 2 milhões, o que deve impedir que a imunoterapia chegue ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De toda forma, vale saber mais sobre ele. O Kymriah (tisagenlecleucel), da empresa Novartis Biociências, não é considerado um medicamento. Ele funciona da seguinte forma: primeiro, células T (defesa do sistema imunológico) são retiradas do paciente e enviadas para um laboratório nos EUA. Lá, elas passam por uma modificação genética, tornando-se aptas para combater o câncer.

Depois de todo esse processo, o produto retorna pronto para ser injetado nos pacientes. O novo tratamento é indicado para pessoas de até 25 anos com Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) e adultos com Linfoma Difuso de Grandes Células B (LDGCB).

Em entrevista à Rádio USP, Vanderson Rocha, pesquisador da Faculdade de Medicina da USP, disse que pesquisadores da USP Ribeirão Preto já estão trabalhando em um produto próprio com o objetivo de baratear o processo. De acordo com Rocha, o produto poderia ser usado não só para o câncer no sangue, mas também outras doenças como lúpus e fibrose cística.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)