TSE multa coligação de Haddad por impulsionar conteúdo contra Bolsonaro

Em Destaque
Por -
0



O Tribunal Superior Eleitoral aplicou uma multa de 176.515,18 reais a Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência da República, e à sua coligação pelo impulsionamento de conteúdo considerado negativo a Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018.

A representação foi movida pela coligação encabeçada pelo capitão do Exército contra o impulsionamento do site "A Verdade Sobre Bolsonaro". Para o ministro Edson Fachin, o nome já sugeria conotação negativa.

O processo cita que foi veiculada no site trechos de um editorial do jornal New York Times que vê Bolsonaro como "triste escolha ao Brasil" e afirma que o então candidato do PSL tem pontos de vista repulsivos.

Em seu voto, o ministro Fachin observa que não se tratou "unicamente da reprodução de matéria jornalística amplamente divulgada", como argumentou a defesa da coligação do PT, mas que foram selecionados apenas destaques do texto.

O ministro acrescenta que o objetivo da regra inserida pela Minirreforma Eleitoral, de 2017, não é o de coibir a veiculação de críticas aos candidatos, mas a contratação do impulsionamento desse tipo de conteúdo.

O valor da multa foi estipulado em duas vezes a quantia que o PT o pagou ao Google para impulsionar o site — e também por ter excedido em 30.000 reais o valor máximo permitido para este tipo de contratação.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)