Header Ads Widget

Recent Comments

header ads

A DIFICULDADE DE LEVAR INTERNET DE ALTA QUALIDADE PELO AMAZONAS ESTÁ SENDO VENCIDA





O empresário da área de  Internet, Elino Junior, proprietário da Future Digital sediada no município de Coari no Amazonas está envolvido em um projeto que tem por principal objetivo a inclusão digital nos municípios, comunidades e áreas remotas do Amazonas.

O Projeto Amazon BACKHAUL prevê a implantação de uma rede que possibilite acesso a internet nessas áreas, levando desenvolvimento ao local, acesso rápido a conteúdos digitais, informação, educação e serviços online.

O projeto já está sendo executado rumo ao Alto Solimões avançando com bastante sucesso, através de uma rede de alta qualidade de rádio digital ligando Coari a Tefé.

Ao todo são quatro enlaces de rádio, sendo o primeiro enlace de Coari à Comunidade Fazendinha, o segundo enlace da Comunidade Fazendinha até a comunidade Santa Luzia, o terceiro enlace da Comunidade Santa Luzia até a comunidade Caiambé e o quarto enlace do Caiambé até Tefé.




As torres de retransmissão são instaladas nas comunidades e contam com a eletricidade através do sistema de energia solar, o sinal de Internet é transmitido por rádio enlace através do sistema Siae Alpho Plus 2 com capacidade de 1giga. Essa rede irá conectar a cidade de Tefé no Amazonas com internet de alta velocidade.

Longe de ser apenas um projeto, a Internet chega às comunidades mais distantes como uma realidade. A terceira etapa do projeto foi concluída com sucesso no dia 14 de março de 2019, com a instalação da torre na comunidade do Caiambé. A comunidade tem cerca de 4 mil HABITANTES e no local não funciona telefone celular e a internet via satelite é precária.

Quando os comunitários precisam pagar uma conta têm que percorrer 45km de barco, lancha ou até mesmo em canoa até  a cidade de Tefé, "com a chegada da rede do Projeto AMAZON BACKHAUL os habitantes da referida comunidade poderão usufruir de uma internet de alta velocidade, o projeto também vai beneficiar escolas e unidades de saúde" - informou Elino Miranda.

Postar um comentário

0 Comentários

Random Posts

header ads