Robô humanoide começa a trabalhar em loja de departamento no Japão


Desenvolvido pela Toshiba no ano passado, o robô fez sua estreia na loja nesta segunda-feira numa nova função interagindo com clientes.

Falando em japonês, Aiko, que tem feições humanas e pisca os olhos, também pode ser programada para falar em outros idiomas, como chinês.

"Seria bom se pudermos fazer com que ela ofereça orientação, ou recomende diversas coisas em chinês", disse o gerente de grupo da divisão de desenvolvimento de novos negócios da Toshiba, Hitoshi Tokuda.

"As pessoas podem olhar ao redor e pensar, 'ah se Aiko está por aqui, ela sabe falar chinês'. É isso que espero que aconteça."

A Toshiba disse que Aiko tem 43 motores que permitem que ela se mexa. O robô também está programado para usar a língua japonesa de sinais.

Na apresentação desta segunda-feira, Aiko acompanhou a cantora japonesa de ópera Shoko Iwashita numa performance.

"Gostaria que vocês ouvissem uma música na qual eu coloquei bastante esforço", disse o robô.

Aiko, ainda não programada para responder a reclamações ou perguntas de clientes, não é o único robô trabalhando no varejo. No ano passado, a Nestlé disse que colocaria os robôs humanoides do SoftBank, Pepper, para ajudar a vender sua cafeteiras em lojas de eletrodomésticos no Japão.

(Por Reuters Television)

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato