​​PARQUE MOSAICO CONTARÁ COM UBS

Em Destaque
Por -
0

Prefeito de Manaus, acompanhado dos executivos da Mixcon Incorporadora e DPC Empreendimentos, fez o lançamento da unidade de saúde


A Zona Oeste de Manaus contará com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) tipo 4, no Parque do Cidadão da Amazônia, no bairro Parque Mosaico, primeiro bairro planejado da capital. O prefeito David Almeida anunciou, nesta quinta-feira (7), como primeiro equipamento deste grande conceito inovador, a obra que tem tempo estimado de construção de oito meses e custo aproximado de R$ 4,5 milhões.


O projeto arquitetônico desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano contempla a construção de UBS com 1.168 m² metros quadrados de área e capacidade para atuação de até quatro equipes de Estratégia Saúde da Família. O equipamento comunitário completo é composto por consultórios de enfermagem, médico e odontológico, salas de curativo, de vacina, de coleta de sangue, entre outros serviços gratuitos.

A UBS será implantada no núcleo institucional do Parque do Cidadão, que faz parte do maior projeto habitacional democrático do Brasil, conforme explicou o presidente da Mixcon Incorporadora, Nelson Zogbi, ao lado de Camila Cabral, da DPC Empreendimentos.

A UBS atenderá tanto os moradores do Bairro Parque Mosaico, quanto os residentes nos bairros adjacentes como Ponta Negra, Lírio do Vale, Santo Agostinho, Planalto e outros. A zona Oeste, onde estará situada a UBS, é uma área densamente ocupada, onde moram mais de 300 mil pessoas. O prefeito David Almeida agradeceu aos empresários pela doação do terreno que permitirá a implantação de diversos equipamentos públicos.

"Eu quero ser o parceiro das empresas para que possamos difundir isto para o Brasil. Aqui será a nova Manaus, a Manaus planejada, a Manaus que todos nós queremos. Nós temos recursos e capacidade para fazermos 20 UBS porte 4. Qual a nossa dificuldade? Conseguir área. Quando o José Henrique foi lá comigo, eu disse: você está falando música para os meus ouvidos. A equipe da Mixcon esteve comigo na quinta-feira; na sexta-feira, a minha equipe da saúde já veio aqui, já aprovou o terreno; a equipe da educação já veio aqui, aprovou o terreno.  Por isso eu vim aqui lançar a pedra fundamental, hoje, para a construção de uma UBS tipo 4, que é a nova forma de fazermos saúde básica na cidade de Manaus. Vamos trazer escola integrada com uma creche, guarda municipal. Existe a possibilidade de instalarmos aqui a Secretaria do Meio Ambiente, do Instituto do Planejamento Urbano. Vamos trazer estruturas da prefeitura para um bairro organizado", afirmou David Almeida.

Uma cidade dentro da outra

Quando o projeto do bairro Parque Mosaico, onde está situado o Parque do Cidadão, estiver completo, abrigará mais de 120 mil residentes, além de milhares de outras pessoas circulando ou trabalhando na área.

O bairro planejado terá uma população superior aos demais municípios do interior do Amazonas. Parintins, o segundo maior município em quantidade de habitantes, possui população de 116 mil pessoas. O CEO da Mixcon Incorporadora elogiou a iniciativa de David Almeida de investir na região, prospectando ganhos sociais em curto prazo.

"O prefeito teve uma ideia genial de transformar esta área verde numa área de utilidade pública. Então, criou-se o Parque do Cidadão com equipamentos comunitários, esporte, cultura e lazer no bairro planejado, que é democrático porque tem preços acessíveis para as pessoas que buscam qualidade de vida. Temos unidades habitacionais enquadradas no programa Nacional de Habituação, Casa Verde e Amarela. São cerca de 30 mil apartamentos em fase de implantação e isso corresponde a uma população residente de mais de 120 mil pessoas. O apoio da prefeitura possibilitará qualidade de vida tanto para os residentes quanto para os que vivem no entorno, conectando-os a este grande projeto inovador", reiterou José Henrique Lanna, CEO da MixCon.

Parque Ecológico

No Parque Mosaico, bairro que faz divisa com os bairros Planalto, Lírio do Vale, Jardim de Versailles, Ponta Negra e Tarumã, está sendo implantado o Parque do Cidadão, um grande parque ecológico com aproximadamente 720 mil m² de área verde. O espaço destinado à fauna e flora é quase o dobro da área do Parque Municipal do Mindu, que possui 408 mil m².

Além do verde abundante e da proteção diversos elementos naturais como nascentes de águas límpidas, o bairro nos seus 2,5 milhões m² é dotado de estruturas que o diferenciam nos conceitos de qualidade e funcionalidade:

·        ciclovias com 2,5m de largura, abrigada e fora das vias, para proteger o ciclista;

·        calçadas com três metros de largura na avenida principal, 2,10 metros nos trechos onde serão implantadas as ciclovias e 1,5 metros nas ruas secundárias; dois metros de largura no canteiro central das avenidas;

·        arborização dupla nas calçadas, com árvores dos dois lados da rua que garante sombreamento na caminhada; paisagismo diferenciado, assinado pelo arquiteto Benedito Abbud (calçadas em piso intertravadodrenante e valorização de espécies locais);

·        redes de drenagem pluvial, com tanques de retenção que são um mecanismo protetor contra qualquer possibilidade de enchentes;

·        pavimentação em padrão superior e de longa durabilidade (pavimento reforçado para fluxo de veículos pesados);

·        redes de água e esgoto (em todo a extensão do bairro);

·        faixas de pedestres elevadas no nível da calçada, agregando acessibilidade (cadeirantes conseguem atravessar a rua porque a via não apresenta desnível).


Fotos: Marcely Gomes / Semcom

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)