O caminho da retomada - Grupo Fleury

Em Destaque
Por -
0
Jeane Mike Tsutsui. Médica, professora livre-docente em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e diretora executiva de Negócios do Grupo Fleury.

Celso Francisco Hernandes Granato. Médico, professor adjunto da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) e diretor Clínico do Grupo Fleury.

Em artigo recente, publicado no Financial Times, Martin Wolf considera estarmos em meio à maior recessão em tempos de paz dos últimos 150 anos. Não sabemos quando e como teremos mecanismos para controlar plenamente a pandemia, tais como a descoberta de vacina ou tratamento comprovadamente eficaz.

A combinação de diferentes estratégias vem sendo amplamente debatidas e empregadas em vários países. Dentre elas, a realização de testagem massiva, a identificação precoce de casos de COVID-19 associada a isolamento de contatos, medidas preventivas de distanciamento social e mapeamento populacional que permitam estimar taxas de infecção. O conhecimento médico e epidemiológico sobre esta nova doença avança a cada dia. Precisamos, neste contexto de incertezas sobre o momento adequado da retomada de atividades, aumentar nossa capacidade de aprendizado a fim de encontrar caminhos para nosso país. Vivemos uma devastadora desigualdade social e uma combinação de crises, de saúde e economia, cujos impactos serão marcantes no curto e médio prazo.

A definição de protocolos médicos e ambientais, que englobam o conhecimento acumulado até o momento sobre o novo coronavírus, tem sido realizada em vários países e tem ajudado os órgãos regulatórios a estabelecer diretrizes para um retorno seguro e gradual. Entretanto, adequar estas diretrizes para um determinado segmento ou área de atuação das companhias nem sempre é tarefa fácil, especialmente em se considerando a combinação de fatores que incluem avaliação de risco de cada indivíduo com o componente de exposição interpessoal. Adaptar novas ferramentas digitais com potencial de reduzir interações, mantendo uma boa experiência de serviço, será um desafio e, ao mesmo tempo, uma realidade a ser incorporada pelas diferentes indústrias no período pós-pandemia.

Pesquisas realizadas demonstram, por exemplo, que os esclarecimentos sobre protocolos de testagem para COVID-19 em funcionários prestadores de serviço de saúde, associados à implementação de práticas de sanitização nesses ambientes, adoção do distanciamento físico e utilização de equipamentos de proteção individual, contribuem para que os pacientes retornem ao atendimento médico. Os protocolos de saúde indicam testes para dois tipos de situações. Para o diagnóstico de infecção aguda, em casos de pessoas com sintomas ou que tenham tido contato com pessoas sintomáticas, são indicados os testes moleculares (PCR) ou de proteínas. Os testes sorológicos e os testes rápidos, por sua vez, são capazes de detectar a presença de anticorpos, indicando que o indivíduo já teve contato com o SARS-CoV-2. Existe uma conhecida variabilidade de desempenho dos testes rápidos disponíveis no mercado, podendo gerar resultados falso-positivos ou falso-negativos se não forem adequadamente avaliados. Os testes sorológicos que comprovadamente apresentam uma boa sensibilidade e especificidade são opções para ajudar a definir o retorno ao trabalho, pois informam se o indivíduo já teve ou não contato com o vírus, e para estabelecer estratégias de mitigação de riscos. Ainda não temos evidência na literatura científica que a presença de anticorpos confira imunidade definitiva para o novo coronavírus. Entretanto, em meio a uma situação de pandemia, torna-se importante aplicarmos os recursos disponíveis. O desejo de todos é que possamos retomar as atividades com a segurança de que medidas adequadas foram tomadas no sentido de minimizar possibilidade de contaminação.

As empresas têm buscado, ao longo dos anos, criar um ambiente de trabalho motivador e produtivo, sendo que para isso a confiança entre as equipes e suas lideranças é um fator fundamental. Neste momento de COVID-19, saúde e segurança tornaram-se prioridades. As pessoas que viveram períodos de distanciamento social ao longo dos últimos meses ainda se questionam sobre a efetividade de medidas aplicadas dado o grande número de informações, muitas delas contraditórias, que recebem todos os dias. Neste contexto, cabe às empresas não somente aplicar protocolos adequados que permitam, à luz do conhecimento atual, garantir a maior segurança aos seus funcionários e clientes, mas também comunicar de forma efetiva suas ações, assim como novas formas de interação, seja ela física ou virtual.

De acordo com Wolf, não sabemos como será o caminho da recuperação econômica. O que sabemos, ao certo, é que a aplicação de medidas que sigam normatização técnica de forma apropriada e acurada, associada a uma adequada comunicação, fortalecem a confiança no retorno ao trabalho.













Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)